Friday, January 29, 2010

QUANDO SÃO INTRODUZIDAS ESPÉCIES ESTRANHAS AO HABITAT...

Hoje
Ambiente
Palmeiras estão a morrer em Portugal
Por Maria Mateus
As palmeiras plantadas em Portugal estão a ser dizimadas por uma praga que tem resistido a todos os tratamentos até agora aplicados, avança a edição do SOL desta sexta-feira



Um escaravelho vermelho, de nome científico Rhynchophorus ferrugineus, apresenta-se como o responsável pela mortandade que, apesar de estar a espalhar-se pelo país, é na região de Setúbal e no Algarve que atinge proporções mais alarmantes.

«Estão a desaparecer árvores centenárias, emblemáticas do património da região» – lamenta Entrudo Fernandes, responsável pelos Serviços de Agricultura e Pescas da Direcção Regional do Algarve.

A origem do problema remonta aos anos 90, quando a palmeira dactylifera começou a ser importada do Egipto. «A espécie trouxe com ela o escaravelho que se revelou mortal para a palmeira mais comum no Algarve, a Phoenix canariensis», explicou ao SOL o especialista em agronomia.

SOL

OS ACTUAIS COLONIZADORES TAMBÉM INTRODUZEM MUITA COISA ESTRANHA COM RESULTADOS SEMELHANTES...MAS O SEU INTERNACIONALISMO MILITANTE DEIXA-OS CEGOS COMO ESCORPIÃO RODEADO PELO FOGO...

No comments: