Ouro furtado de 20 casas foi levado para Espanha
Portugueses reconheceram várias peças apreendidas a rede internacional
00h00m
NUNO SILVA
Uma quantidade significativa de ouro e jóias apreendida pela Polícia espanhola a uma rede internacional de assaltantes foi furtada de, pelo menos, 20 residências em Portugal. A PSP adiantou que muitas peças já foram reconhecidas pelos donos.
As suspeitas confirmaram-se e uma boa parte dos 22 quilos de objectos apreendidos na "Operación Yugoslavia", em Junho do ano passado, em Madrid, tem proprietários portugueses. Foram detidos, na altura, 50 indivíduos, naturais da Sérvia, Croácia e Montenegro e alegados membros de uma organização que praticou centenas de assaltos a casas, em vários países da União Europeia.
A complexa tarefa de reconhecimento do material recuperado originou um alerta público para que as vítimas daquele tipo de crime consultem o site www.policia.es ("Exposición Virtual de Joyas"), onde são exibidas, uma a uma, as peças furtadas. O aviso destina-se a lesados no período entre Junho do 2008 e Junho de 2009, que coincidiu precisamente com a passagem por Portugal da referida rede, cujas ramificações se estenderão, também, a países como Itália, França e Bélgica.
A Direcção Nacional da PSP revelou, ao JN, que o apelo tem dado frutos e que cerca de duas dezenas de cidadãos nacionais já identificaram artigos que lhes pertenciam. "Temos mantido um contacto permanente com as autoridades espanholas, para uma maior facilidade em identificar e deter todos os elementos da rede", sublinhou fonte da instituição.
Muitos dos objectos apreendidos, entre jóias, relógios valiosos e peças em ouro, estavam enterrados em jardins e escondidos em fundos falsos de autocaravanas usadas pelos detidos nas deslocações.
Método semelhante
O "modus operandi" do grupo no território espanhol foi em tudo idêntico ao que foi posto em prática numa invulgar escalada de assaltos a casas, de Norte a Sul de Portugal, a partir de meados de 2008, que levou a PSP a desencadear, em Março de 2009, a Operação Anzol, em que foram desmanteladas outras "células" da rede.
Os assaltantes atacavam durante o dia, por norma no período em que os moradores se ausentavam, e aproveitavam quase sempre o facto de as portas apenas estarem fechadas com o trinco.
Eram mulheres e crianças que se introduziam nas casas, forçando a abertura das portas com cartões de plástico, radiografias e até pedaços de garrafas. Apoderavam-se de todos os objectos de valor, provocando rombos de milhares de euros. Aquela actuação era controlada de perto por elementos masculinos, designados pela Polícia como os "cérebros", a quem caberia o transporte dos operacionais para os locais dos assaltos, a vigilância da zona e a posterior venda dos bens furtados no mercado negro.
No âmbito da Operação Anzol, houve cerca de 30 detenções e foram identificados mais de 90 indivíduos, muitos deles menores, por envolvimento em várias dezenas de assaltos no nosso país, com incidência na faixa litoral. Os principais elementos foram apanhados em Vilamoura (Algarve), após passagens pelo Norte. São também originários de países de Leste, como Croácia, Sérvia e Roménia, e alguns têm ligações ao grupo desmantelado em Madrid. Seis estão em prisão preventiva.
Segundo o JN apurou, o processo, classificado como de "excepcional complexidade", está a ser ultimado, sob a orientação da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto.
O MELHOR ACOLHIMENTO DO MUNDO E O MAIS HUMANISTA CPPENAL PARA ALÉM DO INTERNACIONALISMO MILITANTE DO HOMEM NOVO E MULATO QUE NÃO GOSTA NADA DE BÓFIAS LEVOU OS "DEMOCRATAS" A ESCRAVIZAREM O ZÉ POVINHO QUE ESTUPIDAMENTE VAI VOTANDO NOS GAJOS...
DESARMADOS SÓ MESMO OS CIDADÃOS HONESTOS PARA PODEREM SER VIOLENTADOS À VONTADE.E AI DE QUEM SE DEFENDA DOS CRIMINOSOS.OU QUE DÊ TIRO EM CRIMINOSOS SEJA ELE AGENTE DA LEI OU VÍTIMA.TEM LOGO OS MASTINS DO INTERNACIONALISMO EM CIMA...TRAVESTIDOS COMO DIZ O SÓCRATES, O NOSSO GRANDE AFRICANIZADOR,DE "LEGALISTAS" INIMIGOS DE VÍTIMAS E AMANTES DE CRIMINOSOS.
LEIS DECENTES QUE CONTROLEM OS CRIMINOSOS E TERRORISTAS QUE SE PASSEIAM PELO PAÍS É O QUE OS GAJOS NÃO FAZEM.ANTES PREFEREM SISTEMATICAMENTE DESAUTORIZAR AS POLÍCIAS...
É QUE CANOS SERRADOS E COLARINHOS BRANCOS DÃO-SE MUITO BEM...E TÊM UM INIMIGO COMUM:A LEI!
No comments:
Post a Comment