Governo anuncia nacionalização do BPN
02.11.2008 - 14h13
Por PÚBLICO
José Carlos Coelho (arquivo)
A nacionalização do BPN será a primeira desde 1975
O ministro das Finanças anunciou hoje que o Governo vai propor à Assembleia da República a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) que, a confirmar-se, passará a ser gerido pela Caixa Geral de Depósitos.
Em conferência de imprensa, no final de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o ministro das Finanças justificou aquela que é a primeira nacionalização em Portugal desde 1975 com a situação “excepcional”, “delicada” e “anómala” vivida por aquela instituição bancária, cujas perdas acumuladas rondam os 700 milhões de euros, das quais 360 milhões associadas a operações com o Banco Insular, de Cabo Verde.
O BPN, propriedade da Sociedade Lusa de Negócios, está “numa situação muito perto da iminente ruptura de pagamentos”, sublinhou Teixeira dos Santos, lembrando que a instituição “não tendo vindo a cumprir os rácios mínimos solvabilidade” impostos pelo Banco de Portugal e não existem perspectivas de que encontre, a curto prazo, "novas fontes de liquidez".
“Face à inexistência de uma solução que permita defender o interesse dos depositantes, o Governo viu-se obrigado a propor à Assembleia da República a nacionalização do BPN”, declarou o ministro, acrescentando que, já a partir de amanhã, a instituição o funcionamento da instituição será acompanhada por dois administradores do Banco de Portugal.
Assim que a proposta de nacionalização for aprovada, a gestão do BPN será entregue à CGD, que será encarregue de “gerir e apresentar um plano de desenvolvimento”.
O Governo remeteu mais pormenores para uma conferência de imprensa conjunta de Teixeira dos Santos e Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, agendada para esta tarde.
MAIS UMA BATELADA DOS IMPOSTOS AGORA PARA SALVAR CAPITALISTAS ARROJADOS ESPECIALISTAS EM OFF SORES &CIA BASTANDO PARA TAL VER O CONTRIBUTO DE EX-IMPÉRIO, NESTE CASO CABO VERDE O BANCO INSULAR... ESTES ANTICOLONIALISTAS DE SEMPRE A CONTINUAR A SUA BOA ACÇÃO...
O SR JUDICE, QUE AGORA ESCREVE NUM BLOG DA SEDES E QUE LOGO NO INICIO NÃO PUBLICA(CENSURA) O QUE LHE NÃO INTERESSA NOS COMENTÁRIOS DEVE INDIGNAR-SE E INFORMAR-NOS BEM ACERCA DESTE TIPO DE NEGÓCIOS EM QUE SÓ OS IMPOSTOS SÃO AFECTADOS...
PARA DISTRIBUIREM DESTA MANEIRA GENEROSA É QUE OS QUE NÃO TÊM SINDICATO VÃO PAGANDO AS FAVAS E SENDO ENXOVALHADOS PELOS CORRUPTOS QUE POR AÍ SE PASSEIAM...
No comments:
Post a Comment