Sunday, November 16, 2008

DESDE 1974 JÁ VÃO EM SEDE MAIS 20 PRÉDIOS

António Reis é o grão-mestre do GOL que quer uma Fundação16 Novembro 2008 - 00h30

Governo: Pedido ainda não chegou à Presidência do Conselho de Ministros
Lacão decide fundação do GOL
A Fundação Grande Oriente Lusitano (GOL), para gerir o património maçónico, está a causar polémica. Aprovado em Assembleia Geral (dieta) com 90 por cento dos votos, o processo de reconhecimento da instituição poderá estar a cargo de Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Segundo a Lusa, o governante pertence ao GOL, citando, para o efeito, maçons que o confirmaram.


À luz de um despacho de 12 de Novembro de 2007, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, delegou as funções de reconhecimento das fundações a Jorge Lacão. "Delego no secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. Jorge Lacão Costa, a competência que me é legalmente atribuída para o reconhecimento das fundações", pode ler-se no documento 26.269, publicado em Diário da República. O CM tentou contactar várias vezes Jorge Lacão, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

Já fonte do Ministério da Presidência afirmou ao CM que "até ao momento não entrou na Presidência do Conselho de Ministros nenhum pedido de reconhecimento para a fundação".

A resposta da referida fonte ao CM sobre quem poderá fazer esse reconhecimento, quando o pedido der entrada, foi: "Quando chegar se verá quem analisará o pedido de reconhecimento da fundação."

A par deste caso, a constituição de uma fundação não é pacífica entre os maçons, ou, pelo menos, em sectores considerados minoritários.

A polémica veio a lume a 4 de Novembro, numa instituição que se pauta pelo secretismo dos seus membros. Mas, em Janeiro deste ano, o juiz-desembargador jubilado Ricardo da Velha, considerou que existe uma "ameaça concreta" para a sobrevivência do GOL com a criação desta fundação A opinião do magistrado consta de uma brochura, citada pela Lusa.

As resistências à criação da Fundação começaram pelos estatutos, uma vez que a instituição vai gerir o património maçónico: 20 edifícios no País, além da sede – um palácio no Bairro Alto. Acrescem ainda as dúvidas sobre a identificação pessoal dos fundadores ou curadores da nova Fundação no seu processo de reconhecimento legal. Facto que, para os críticos desta iniciativa, pode colocar em risco o GOL.

A tudo isto, o grão-mestre do GOL, António Reis, responde que a polémica está encerrada com a "votação esmagadora" na Assembleia Geral (dieta).

"Numa sociedade livre e aberta, como a nossa, não há razões para o secretismo", declarou de igual modo António Reis, a propósito da relação da Maçonaria com a sociedade.

PORMENORES

O QUE É O GOL

O Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa remonta a 1802. Os seus membros, maçons, designam-se de irmãos, e estiveram na origem da revolução liberal de 1820 e republicana de 1910.

IDEIA COM 20 ANOS

A criação de uma fundação já era falada há cerca de 20 anos, mas só com o actual grão-mestre, António Reis, passou para o papel.

ISTO PARA A ORGANIZAÇÃO.E PARA OS SEUS MEMBROS?O VERDADEIRO GOVERNO?

No comments: