Wednesday, November 12, 2008

O PAÍS DOS BONS ACOLHIMENTOS E DAS GARANTIAS TOTAIS

12 Novembro 2008 - 00h30

Soure: Ourives roubado por quadrilha fica sem cem mil euros em artigos
“Fiquei de joelhos com arma na cabeça”
"Ainda sinto o cheiro metálico da arma que me apontaram", descreve, agastado, o proprietário de uma ourivesaria em Soure, assaltada ontem, às 12h45, por quatro indivíduos encapuzados e armados. Segundo os cálculos do ourives, Fernando Leitão, o valor dos artigos em ouro roubados ascende a cem mil euros.


A vítima apercebeu-se da paragem do carro, usado pelos assaltantes, à porta da sua ourivesaria e ainda tentou refugiar-se no interior, mas já não teve tempo. De caçadeira de canos serrados em punho um dos assaltantes entrou no estabelecimento e demoveu-o, ao gritar-lhe de arma apontada: "Pára! Pára! Eu atiro!"

De seguida, o assaltante aproximou-se da vítima, que estava atrás do balcão, e obrigou-a a deslocar-se a uma divisão interior para abrir o cofre. Depois de o ter feito, Fernando Leitão foi obrigado a ajoelhar-se virado para uma parede. Ao mesmo tempo, o ladrão chamou os cúmplices, que já tinham entrado na loja. "Aqui, aqui!", gritou-lhes, apontando na direcção do cofre, que esvaziaram em minutos.

"Fiquei de joelhos sempre com a arma apontada à nuca, enquanto os outros (não sei quantos) retiravam todas as pastas com ouro que estavam no cofre", conta Fernando Leitão. "Só deixaram os artigos que estavam na montra" e até um fio, a pulseira e o anel que usava fui obrigado a entregar aos ladrões.

"Isto obriga-me a acabar aqui a carreira de ourives", diz a vítima, desolada. Fernando Leitão já tinha sido alvo dos ladrões há meia dúzia de anos.

DETALHES

VIATURA

O carro usado pelos assaltantes é da marca BMW e tinha uma matrícula francesa. A viatura foi vista horas antes a circular nas ruas da vila.

No comments: