Sunday, November 30, 2008

A CENSURA ESTATÍSTICA PARA ENGANAR PORTUGA

30 Novembro 2008 - 00h30

Saúde - Dia Mundial da Sida assinala-se amanhã
Cada doente custa 10 mil € por ano
Cerca de 22 mil pessoas infectadas com o vírus da sida (VIH) estão a fazer medicação antirretrovírica, tratamentos que representam uma despesa de cerca de dez mil euros por ano por cada doente. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) gasta mais sete mil euros quando o doente toma medicamentos inovadores.


Estes são os números de doentes em tratamento, apesar de os registos oficiais apontarem para 33 815 casos de infecção desde 1983.

Estes dados foram revelados em Lisboa, durante um workshop no âmbito do Dia Mundial da Sida, que se assinala amanhã, dia 1 de Dezembro.

Eugénio Teófilo, médico internista do Hospital dos Capuchos, em Lisboa, explica que, dos 33 815 casos diagnosticados desde 1983, hoje fazem medicação entre 20 mil a 22 mil infectados. Muitos não tomam medicamentos porque são assintomáticos (não têm sintomas) e outros doentes faleceram entretanto.

Os doentes dispõem hoje de mais de vinte fármacos no mercado, mas em muitos casos é possível um tratamento com um ou dois comprimidos, ao contrário de há alguns anos, em que os doentes tomavam vinte ou mais comprimidos por dia.

Armando Alcobia, director dos serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, unidade que trata um milhar de doentes, referiu que o hospital gasta cerca de dez milhões de euros por ano no tratamento daqueles doentes. "A terapêutica é cara e cada doente representa uma despesa de cerca de dez mil euros por ano."

O vírus da sida está a infectar mais mulheres portuguesas e pessoas mais velhas, o que preocupa os especialistas.

CAMPANHAS SEM IMPACTO

As campanhas publicitárias são a face mais visível da prevenção da infecção pelo VIH. Mas Henrique de Barros, Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida, reconhece que o impacto das campanhas é "pequeno". O responsável considera que as campanhas não são "seguramente a via fundamental para mudar os comportamentos". Este ano já foram distribuídos mais de cinco milhões de preservativos.

HENRIQUE BARROS, COORDENADOR NACIONAL INFECÇÃO VIH/SIDA: "MÉDICOS ESTÃO A NOTIFICAR MAIS"

Correio da Manhã – As pessoas infectadas com o VIH devem informar os profissionais da sua condição num Serviço de Urgência hospitalar?

Henrique de Barros – Não, o doente não tem de informar. O profissional de Saúde tem de aplicar um conjunto de regras individuais de protecção que minimizem o risco e se precisar dessa informação pergunta à pessoa, mas o profissional de Saúde não precisa de saber se o doente é seropositivo se o tratamento não implicar riscos. O risco existe quando poderá haver contacto com o sangue e/ou sémen.

– Não existe, portanto, essa obrigatoriedade de o seropositivo informar o médico ou o enfermeiro que o tratam?

– Não, até porque a pessoa que entra numa Urgência hospitalar pode estar infectada e não o saber.

– Qual a evolução dos novos casos de doença no País?

– O número de novos casos aumentou, porque os médicos também estão a notificar mais e por isso há um maior número de diagnósticos.


SOMOS, EM MATÉRIA DE SIDA, OS CAMPEÕES EUROPEUS.CONSEQUÊNCIA DO ORGULHO DO NOSSO AFRICANIZADOR MOR, DE QUE PORTUGAL É O PAÍS MAIS AFRICANO DA EUROPA.COM UM IMPÉRIO PRÓPRIO E AGORA DOS BONS POR O PAGARMOS A PESO DE OURO.QUE POR ISSO VOA DO BANCO DE PORTUGAL...
NOS EUA AS ESTATÍSTICAS DIZEM TUDO.COMO VOTAM OS NEGROS, OS JUDEUS, OS HISPÂNICOS,ETC.NADA DE CENSURAS.POR CÁ É AO CONTRÁRIO.ESTES EX-ADEPTOS DO MARXISMO-LENINISMO OU MAOISMO TODOS INTERNACIONALISTAS COMBATEM O CAPITAL, QUE DIZEM NÃO TER PÁTRIA, COM O INTERNACIONALISMO DELES DE QUE OS TRABALHADORES TAMBÉM NÃO.TRABALHADORES E POBRES LOGO AO NOSSO CUIDADO QUE O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE NÃO FAZ DISCRIMINAÇÃO ABSOLUTAMENTE NENHUMA, COMO ALIÁS A EDUCAÇÃO.PORTUGAL TRANSFORMOU-SE NUMA ESPÉCIE DE SUÍÇA PARA O MUNDO:QUEM CÁ CHEGA INTEGRA-SE NUMA SOCIEDADE DE ABUNDÂNCIA EM QUE OS DIREITOS SÃO SAGRADOS.ESTUDAM, SÃO CURADOS ,OBTÊM O PASSAPORTE E LOGO SE VÊ O QUE FARÃO.TALVEZ GOVERNAR OS INDÍGENAS...
RESUMINDO NÃO SERIA MUITO MAIS CIENTÍFICO DIZEREM-NOS AS PERCENTAGENS DE SIDOSOS POR RAÇAS E COMO É QUE CÁ ESTÃO?

No comments: