Embaixadas: Funcionários consulares protestam
Diplomatas sem corte nos abonos
Os abonos de residência e de educação que os cerca de 475 diplomatas portugueses no estrangeiro recebem e que gozam de isenção fiscal vão ficar igualmente isentos do corte salarial previsto no Orçamento do Estado para 2011.
A decisão foi tomada numa reunião entre a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses e com o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie.
"Há uma dualidade de critérios. Aqueles que menos ganham [os cerca de 1700 trabalhadores dos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre técnicos, auxiliares, motoristas] são sujeitos a IRS e vão sofrer com a redução dos salários, enquanto que os outros, os que mais ganham, têm uma enorme fatia dos seus rendimentos isenta", comentou ao CM Jorge Veludo, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE). "Há diplomatas que recebem 12, 13, 14 mil euros só em abonos, que sentido é que isto faz", observa o secretário-geral. "Vamos recorrer à via judicial o mais possível, ao provedor de Justiça, providências cautelares...", enumerou Jorge Veludo. O STCDE vai ainda processar o Estado por causa das reduções salariais dos funcionários públicos, que considera inconstitucionais.
Ainda recentemente, o ex-embaixador Manuel Maria Carrilho desafiou o Governo a mexer no estatuto da carreira dos diplomatas e pôr fim à isenção fiscal dos abonos.
Os cortes de salários na Função Pública são de 3,5% para o escalão mais baixo, entre os 1500 e os 2000 mil euros, chegando aos 10% nos escalões mais altos, que abrange a situação dos diplomatas.
E AINDA POR CIMA NÓS SABEMOS COMO AQUILO É.TUDO HUMANISTA INTERNACIONALISTA PRONTO A DIVIDIR O QUE O ZÉ POVINHO PAGA COM LÍNGUA DE PALMO.TRANSFORMARAM PORTUGAL NUMA IMENSA CASA PIA ONDE SOMOS OBRIGADOS A SUSTENTAR MEIO MUNDO ATÉ TEREM O "PASSAPORTE" QUE LHES PERMITA RUMAREM A OUTRAS PARAGENS JÁ "PORTUGUESES".E SÃO CURIOSAMENTE OS MENOS HOMOFÓBICOS DE PORTUGAL...SABE-SE LÁ PORQUÊ...
NEM MESMO UMA DIPLOMACIA "EUROPEIA" FAZ REDUZIR O Nº.E COM NOMEAÇÕES "AMIGUISTAS" BEM PAGAS...
No comments:
Post a Comment