Centro judaico em 2008
Vai ser construído em Trancoso um Centro de Interpretação da Cultura Judaica que contempla a criação de uma Sinagoga. O projecto envolve custos da ordem dos 900 mil euros e será concretizado, segundo a autarquia, “entre este ano e 2008”.
Um Centro de Interpretação da Cultura Judaica, dedicado ao médico Isaac Cardoso, que contempla a criação de uma Sinagoga, vai ser construído em Trancoso, disse à Lusa o presidente da Câmara local.
Segundo Júlio Sarmento, o projecto, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, envolve custos da ordem dos 900 mil euros e será concretizado “entre este ano e 2008”.
“Estou convencido que até meados de 2008 teremos concluído o Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso”, adiantou o autarca, esclarecendo que o espaço é dedicado ao médico judeu-converso que nasceu em Trancoso em 1604. “Isaac Cardoso foi um grande médico judeu que viveu em Trancoso e depois se deslocou para a Holanda”, justificou. Adiantou que a primeira pedra do equipamento será lançada no dia 12 de Julho, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do Embaixador de Israel. O Centro de Interpretação da Cultura Judaica vai ser instalado num edifício a construir de raiz no perímetro do centro histórico de Trancoso, num local conhecido por Poço do Mestre. “Terá um conjunto de salas para exposições permanentes e temporárias e também para a reposição da cultura judaica que existe em Trancoso, muito documentada, muito dispersa, mas com documentos que são importantes”, afirmou Júlio Sarmento.
O autarca social-democrata acrescentou que o imóvel também ficará equipado com a réplica de uma Sinagoga que será utilizada pelos visitantes. “Permite potenciar e valorizar os circuitos de turismo judaico e [os visitantes] terão ali um lugar de visita e também de culto, porque era uma lacuna que havia em Trancoso”, reconhece. “Não sendo possível, até hoje, encontrar a Sinagoga que, do ponto de vista da documentação, existiu em Trancoso, esta réplica da Sinagoga vai permitir que ali se faça, também, com algum recolhimento, o culto judaico dos grupos que visitam Trancoso”, acrescentou.
O projecto está integrado no plano “Serra da Estrela Dinâmica”, aprovado pelo Governo em Dezembro de 2006, como um Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional.
O plano inclui cerca de duas dezenas de projectos no valor de 100 milhões de euros
FICO À ESPERA DUM CENTRO DE ESTUDOS QUE NOS ELUCIDE ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DOS JUDEUS NOS NOSSOS DESASTRES HISTÓRICOS ULTRAMARINOS, MUITOS DELES EXECUTADOS POR HOLANDESES.DAR AS 2 FACES DA HISTÓRIA É QUE É BONITO OU NÃO?
No comments:
Post a Comment