Portugal disponibiliza 65 M€ a Angola para triénio 2007/10
Portugal vai disponibilizar 65 milhões de euros a Angola durante os próximos três anos, no âmbito do Plano Indicativo de Cooperação (PIC), que irá incidir em áreas de maior necessidade como a educação, a saúde e a agricultura.
O Plano Indicativo de Cooperação para o triénio 2007/2010 foi hoje assinado pelos dois países em Lisboa e representa um aumento de 20 milhões de euros em relação ao anterior.
À margem da assinatura, a vice-ministra das Relações Exteriores para a Cooperação angolana, Irene Neto, disse aos jornalistas que o PIC vai incidir nas «áreas onde há debilidades» tendo destacado a saúde, a educação e a agricultura.
«Esperemos que esta ajuda possa contribuir para alterar algumas das dificuldades que ainda possuímos no nosso país», afirmou a ministra, acrescentando que a quantia em causa foi a possível.
«As ajudas não reembolsáveis são sempre decididas pelos países. Portugal terá outros desafios a fazer frente. Angola será apenas mais uma das áreas a quem poderá disponibilizar cooperação», afirmou.
Questionadas quanto ao aumento de 20 milhões em relação ao último PIC, Irene Neto disse estar satisfeita por «ter crescido consideravelmente».
Por seu lado, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, disse que esta é a contribuição portuguesa para ajudar Angola a atingir os seus objectivos de «progresso económico e bem-estar dos angolanos».
«É um desafio que se impõe a Portugal devido à relação de grande proximidade e amizade com Angola», afirmou.
O Plano Indicativo de Cooperação é o quadro de referência de cooperação a desenvolver entre os dois países, no âmbito do qual se estabelecem as linhas gerais da contribuição de Portugal para o desenvolvimento económico e social de Angola, no contexto da ajuda da comunidade internacional.
Diário Digital / Lusa
OS ANGOLANOS TÊM QUE "ENTRANHAR" O BENEFÍCIO DA MESTIÇAGEM.BASTA OLHAR PARA O CRAVINHO COMO EXEMPLO.
ESPERO QUE ENVIEM OS ACTUAIS MINISTROS DAQUELAS PASTAS COMO BÓNUS...
No comments:
Post a Comment