Só quem não conheça a história subterrânea das vidas na oposição é que pode pensar que este sentimento era raro, e desconhecer que muitas vidas foram por ele destruídas, vidas de pessoas muitas vezes brilhantes, cujas expectactivas foram devastadas por terem falado na prisão e pela vergonha interior desse momento de fraqueza. Essas mortes em vida foram e são uma das mais violentas marcas da ditadura e, por si só, uma das razões principais por que a geração que conheceu estes dramas não pode ser complacente com a nostalgia salazarista e pidesca.
PARECE QUE A PIDE COMIA CRIANÇAS AO PEQUENO ALMOÇO E QUE SALAZAR ERA UM VULGAR CORRUPTO E DITADOR DE MEIA TIGELA , TORNADO PEQUENINO PELO DESEMPENHO FULGUROSO DA GOVERNAÇÃO SEM MÁCULA DOS DEMOCRATAS.
PENA É QUE OS DEMOCRATAS E ANTI-FASCISTAS QUE CONTABILIZARAM UMAS INSIGNIFICANTES PERDAS DURANTE 40 ANOS NÃO DIGAM QUANTAS PERDAS DE VIDAS CAUSARAM COM A SUA TRAIÇÃO MERCÊ DA SUA ALIADA ACÇÃO CONTRA TODO O MUNDO PORTUGUÊS.
E QUE CALEM AS MORTES CAUSADAS PELOS SEUS AMIGOS E ALIADOS COMO POR EXEMPLO NA REVOLTA DE NITO ALVES (30000 MORTOS) E DOZE POR SEMANA EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO/REEDUCAÇÃO... TUDO ISTO SEM FASCISMO E PIDE/DGS... MAS COM A SUA COLABORAÇÃO...
POIS CARO JPP EU ACHO SINCERAMENTE QUE PORTUGAL PRECISA URGENTEMENTE DUMA NOVA PIDE FACE À DESAGRAGAÇÃO NACIONAL E AO ABANDALHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES, O QUE A NÃO SER FEITO VAI , MAIS TARDE SER MUITO MAIS DOLOROSO...
No comments:
Post a Comment