Tuesday, June 12, 2007

674 KG DE COCA QUE CHEGARAM OU VÃO CHEGAR DA GUINÉ BISSAU

governo do presidente ‘Nino’ Vieira despediu o chefe da polícia da Guiné-Bissau e o seu director de investigações na sequência do desaparecimento de 674 kg de cocaína. Orlando António da Silva liderou a ‘guerra’ contra o tráfico de droga, um dos problemas mais graves com que se defronta o país e conseguiu apreensões de peso no ano passado, mas teve de assumir a responsabilidade pelo roubo da droga.






Sob o comando de António da Silva, a polícia guineense, além das apreensões de vulto, deteve cerca de 100 suspeitos num raide que levou a cabo na madrugada de 30 de Maio último. Mas a verdade é que a luta contra a droga tem conhecido sérios revezes na Guiné-Bissau por falta de meios, por incompetência de muitos dos funcionários e sobretudo pela corrupção que reina em todo o arquipélago.

Prova disso, foi o que se passou em Setembro do ano passado. Orgulhoso, o chefe da polícia anunciara então a maior apreensão de sempre , conseguida graças ao apoio da Interpol: 674kg de cocaína, avaliada em 25 milhões de dólares. Menos de um mês depois, um juiz libertou os dois suspeitos colombianos deste caso e a cocaína desapareceu simplesmente dos armazéns do Estado.

Foi criada uma comissão interministerial para investigar o caso, cujo relatório foi entregue no sábado ao procurador-geral da República, Fernando Ribeiro. Este anunciou que vai entregá-lo ao “órgão competente” para abrir um inquérito.

Correm rumores que há figuras gradas envolvidas no tráfico de droga e a referida comissão chegou a ouvir dois ministros.


OS POLITICOS PORTUGUESES FAZEREM LEIS CONTANDO COM A HONESTIDADE DAS DECLARAÇÕES DESTE TIPO DE ESTADOS FALHADOS É QUE ME ADMIRA.FALO DE NACIONALIZAÇÕES, REUNIÕES FAMILIARES E OUTRAS...DEPOIS SÃO OS NACIONAIS QUE PAGARÃO...

No comments: