Sunday, August 17, 2008

90% DOS ROUBOS NÃO PUNIDOS DÁ NISTO

NO DN:

Ourives ambulante escapa a grupo de assaltantes


ALFREDO TEIXEIRA
Valongo. Mulher seguia, na companhia da filha de 19 anos, com uma carrinha carregada com peças de ouro para uma feira na Trofa quando foi surpreendida por três indivíduos encapuzados e armados com caçadeiras, num semáforo, em Alfena. Conseguiu fugir, debaixo de uma chuva de disparos, conduzindo de cabeça baixa e a alta velocidade por sentidos proibidos

Ourives ambulante escapa a grupo de assaltantes

"Não sei como fiz aquilo, foi o instinto do momento mas a verdade é que coloquei em perigo a minha vida e a da minha filha", desabafa Maria de Fátima Faria, "traumatizada" depois da tentativa de assalto de que voi vítima ontem de manhã quando seguia com a carrinha carregada de peças em ouro para uma feira na Trofa.

A feirante tinha saído de casa, no centro de Valongo, minutos antes. Parou no sinal vermelho do semáforo do cruzamento de Canedo, na zona de Alfena, quando foi surpreendida por um Audi preto que estacionou nas traseiras da carrinha com três encapuzados lá dentro. Eram 06.45 e Maria de Fátima pensou de imediato que iria ser assaltada. "Fiz marcha atrás e eles começaram logo a disparar. As rajadas continuaram enquanto eu dei a volta, sempre com a cabeça baixa, sem ver nada à frente e sempre a acelerar. Não sei como fiz aquilo!", conta a comerciante. "Foi um milagre não terem saído feridas deste incidente, pelo menos a filha, que seguia do lado que foi mais alvejado", afirmou ao DN fonte da PSP de Ermesinde. Na carrinha, entretanto removida para a Polícia Judiciária, eram visíveis nove buracos provocados pelos disparos da rajadas das caçadeiras de canos serrados.

Seguindo em sentido contrário, em ruas de sentido proibido, sempre a grande velocidade, a feirante conseguiu fugir aos assaltantes. Eles ainda tentaram barrar o caminho ao veículo de mercadorias mas a perícia e a coragem da condutora levaram a que o grupo desistisse do assalto. Só parou à porta de casa e chamou de imediato a polícia. "Estou traumatizada e sem qualquer tipo de reacção. Parece que estou drogada", revela. A filha de 19 anos encontra-se também em estado de choque, não conseguindo articular palavra.

Maria de Fátima Faria tem 48 anos e é feirante de ouro há 35. Conhece como ninguém a actividade e é estimada pelos colegas que ontem não paravam de lhe enviar mensagens de apoio via telemóvel. Esta é a segunda vez que é assaltada. Há três anos, em pleno centro da cidade de Valongo, tentou resistir aos ladrões mas ficou sem nada.

Um grupo de encapuzados apoderou-se da viatura e levou toda a mercadoria avaliada em 150 mil euros. Um grande prejuízo que as seguradoras não cobrem por se recusarem a fazer apólices com estes comerciantes. O caso foi investigado pela PJ, mas não teve até ao momento qualquer desenvolvimento. Agora a completar três anos, o processo está prestes a ser arquivado.

"Tenho de começar a pensar noutra forma de vida. Não dá para continuar. Esta é a segunda vez e não me sinto bem por ter colocado em risco a vida da minha filha. É de andar com o coração nas mãos todos os dias", confessa, ao DN, Maria de Fátima que faz as feiras um pouco por toda a região Norte. A investigação deste caso está a cargo da Polícia Judiciária. |

NO CM:

17 Agosto 2008 - 00h30

Valongo: Ladrões apareceram às 07hoo num sinal vermelho
Carjacking acaba em cena de tiros
Uma feirante que negoceia ouro, de Valongo, conseguiu escapar ontem de manhã a uma tentativa de carjacking. O trio de assaltantes que a abordou num semáforo reagiu à fuga disparando as caçadeiras que empunhava contra a sua carrinha, não atingindo a filha da comerciante, que viajava a seu lado, por muito pouco.




"Eles a dispararem e eu abaixada, só com a mão no volante, nunca deixei de acelerar, sempre em marcha-atrás", contou ontem ao CM Fátima Faria, de 46 anos, ainda mal refeita de violenta cena de que foi vítima, pouco depois das 07h00, após ter parado num sinal vermelho, num semáforo da estrada de Cabedo, em Alfena, Valongo.

"Parei no sinal e eles puseram-se ao lado com um estranho comportamento. Depois saíram do carro, empunhando armas e enfiando os capuzes na cabeça", recorda Fátima. A seu lado viajava a filha, Patrícia Isabel, de 19 anos, que acompanhava a mãe para mais um dia de feira, desta vez na Trofa, como acontece todos os sábados de manhã.

Perante o assalto iminente, Fátima Faria meteu a marcha-atrás no seu VW Sharan, ao que os encapuzados reagiram disparando tiros de caçadeira e pistola contra a carrinha. Quatro projécteis atingiram a viatura. "Não fui atingida por pouco, um dos tiros alojou-se vinte centímetros abaixo do pára-brisas, do meu lado, tal como o que esburacou o espelho-retrovisor", contou a filha Patrícia.

O trio expressava-se em português, mas os detalhes que podem levar à sua identificação não serão muitos. Mesmo assim, a Polícia Judiciária não perdeu tempo e foi recolher o depoimento das vítimas no posto da PSP de Ermesinde, para onde a comerciante se dirigiu após a tentativa de assalto.

"Desta vez safei-me porque já fui assaltada em Janeiro de 2006, altura em que me levaram 300 mil euros de ouro que foi recuperado", desabafa Fátima Faria.

PORMENORES

SEGURO

Os feirantes não conseguem fazer seguros do material que transportam, assumindo a totalidade dos prejuízos.

COMERCIANTES

Muitos comerciantes de ouro foram obrigados a abandonar a profissão pela perigosidade da actividade.

OURO

Alguns feirantes acusam outros ourives de "encomendarem" estes assaltos. A polícia admite que o ouro seja vendido no Leste da Europa.

NO JN:


Mãe e filha escapam a tiros de encapuzados
Ourives, que já fora assaltada em 2006, resiste a asssaltantes que a esperavam em Valongo
00h30m
VÍTOR PINTO BASTO e MANUEL VITORINO
Uma ourives, de 48 anos, com a filha ao lado, conduziu o seu automóvel contra as balas disparadas por dois de três encapuzados e saiu ilesa. Perseguida pelos assaltantes, só parou em Ermesinde, já com o apoio da PSP. Os ladrões fugiram.

"Pus em perigo a vida da minha filha e a de outros automobilistas, quando fugia aos ladrões, mas eu só pensava em guardar o que tenho", afirmou, ao JN, Maria de Fátima Ramires, de 48 anos, desgastada, horas depois da perigosa aventura que viveu, cerca das 5,50 horas de ontem, a caminho da feira da Trofa, onde ia vender ouro. "Salvei-me, mas não sei se vou continuar na profissão. Está muito difícil viver assim", desabafa.

Comerciante desde os 13 anos, Maria de Fátima conta como ontem sobreviveu à violenta tentativa de assalto, em que os assaltantes - encapuzados, vestidos de preto, e fortemente armados - a tentaram roubar junto aos semáforos do cruzamento de Vilar, entre Alfena e Valongo:

"Eles pararam o carro ao lado do meu. Mal os vi, fiz marcha-atrás, porque percebi que me queriam assaltar. Dois começaram a correr e a disparar (não sei se um deles tinha uma metralhadora, penso que tinham uma caçadeira... eram armas compridas). De repente, meti a primeira e inverti a direcção. Eles ficaram surpreendidos, entraram no carro que levavam e perseguiram-me. Como lhes tinha dado um avanço importante, meti-me por ruas que não conhecia, andei perdida por Ermesinde, até que alguém me ajudou e chamou a Polícia. Foi a minha salvação."

Mais serena, depois de ter prestado declarações à Polícia Judiciária (PJ), Maria de Fátima Ramires pede desculpa a qualquer automobilista que tenha posto em perigo de vida, ao longo da sua fuga vertiginosa "por ruas que não conhecia, ao longo de cerca de cinco quilómetros, para escapar aos assaltantes".

"Dispararam nove tiros", recorda, ainda, Maria de Fátima, que enfrentou com coragem os perigosos assaltantes quando ia na sua viatura, com a filha, de 19 anos, ao lado. "Ela escapou por um triz a um tiro", afirma, preocupada, lembrando que um projéctil passou a milímetros da jovem. "Pus a vida dela em perigo mas, na altura, só pensei em guardar o que tenho", repete. E o que tinha era ouro. Ouro igual ao que, no dia 27 de Janeiro de 2006, os assaltantes lhe roubaram, também manhã cedo, cerca das 5,50 horas, dessa vez, quando ia a caminho da feira de Vila do Conde. Ontem, talvez por não querer ser assaltada segunda vez, por ter vincadas na memória as imagens do que então ocorreu em frente à confeitaria de Santa Justa, em Valongo, fez tudo para tentaram escapar aos assaltantes, que fugiram numa viatura Audi, preta.



3 JORNAIS 3 REDACÇÕES.PARA UMA MESMA REALIDADE...



O MUNDO FAZ TURISMO RECOLECTOR EM PORTUGAL E AINDA SE ARRISCA A IR DAQUI COM DUPLA NACIONALIDADE E DIPLOMA DE LÍNGUA PORTUGUESA...PARA ALÉM DO OURO E OUTROS PEQUENOS ACESSÓRIOS...MAS NADA DE ABUSOS POLICIAIS, ESCUTAS TELEFÓNICAS, CONTROLO DE ILEGAIS E SUA MORADAS.BASTA FORNECER ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E AGASALHO A QUEM DELES PRECISE...

No comments: