Saturday, May 16, 2009

O DOIS EM UM É ISTO.OU PAGAMOS A BEM OU A MAL...

16 Maio 2009 - 00h30

Bela Vista: Secreta filmou motins
SIS ficha desordeiros
O Serviço de Informações de Segurança (SIS) esteve na Bela Vista durante os quatro dias de motins mais graves que deixaram aquele bairro de Setúbal a ferro e fogo, com o intuito de filmar os distúrbios. A pedido da PSP, que solicitou o apoio dos “meios técnicos mais modernos” do SIS, os agentes da Secreta dedicaram-se a recolher imagens da acção dos desordeiros, procurando assim fichá-los e criar uma base de dados dos suspeitos instalados no bairro.


A necessidade de intervenção do SIS foi percebida pela PSP logo no primeiro dia dos distúrbios. Na quinta-feira, dia 7 de Maio, o intendente Bastos Leitão, oficial responsável pelo combate às desordens provocadas por amigos e conhecidos de ‘Toninho’, constatou que a rápida disseminação dos distúrbios obrigava a uma correcta percepção dos seus organizadores. Assim, nessa noite foi pedido à Direcção Nacional da PSP que, por via governamental, solicitasse a presença de agentes do SIS na Bela Vista.

“Em termos de modernidade e eficácia dos meios técnicos, a PSP está muito atrasada em relação ao SIS”, disse ao CM fonte policial. Não obstante ter desde o primeiro momento agentes do Departamento de Informações da Direcção Nacional espalhados pela Bela Vista, a PSP quis recolher provas fotográficas e de vídeo que permitissem identificar em concreto não só os autores mas principalmente os mentores dos motins. Só o SIS se mostrou capaz de garantir eficácia nesta missão, e de, através das imagens recolhidas, permitir sustentar uma acusação contra os desordeiros.

A estratégia dos agentes do SIS passou por “discretas” entradas no bairro e fixação nos pontos mais sensíveis, “aconselhados pela PSP”. “De quinta-feira, 7 de Maio, a domingo, dia 10, muita gente foi filmada e fotografada, e nem sequer se apercebeu”, explicou um outro informador policial. Os dados permitiram à PSP planear melhor as intervenções e seleccionar os alvos a deter. Os dados recolhidos pelo SIS vão ajudar também a reforçar os ficheiros de delinquentes da PSP. “É um impulso às investigações”, acrescentou a mesma fonte.

Entretanto, é muito provável que a investigação aos distúrbios da Bela Vista seja avocada pela PJ de Setúbal. Em causa estão crimes de participação em motim, tentativa de homicídio (disparos contra a esquadra) e posse de arma ilegal. Os inquéritos deverão ser todos reunidos.

FAMÍLIA QUER INDEMNIZAÇÃO DA GNR

A família de Antonino de Jesus,o jovem de 22 anos cuja morte às mãos da GNR esteve na origem dos motins no bairro da Bela Vista, em Setúbal, vai avançar com uma queixa-crime contra o militar da GNR de Portimão que terá efectuado o disparo fatal.

A acção, disse ao CM Hélder Gomes, advogado da família, “contemplará igualmente um pedido de indemnização cível”. “Iremos em breve avançar com as acções no Tribunal de Lagos. Fá-lo-emos mal passe o período de luto”, assegurou o causídico. Para Hélder Gomes, estão reunidas as condições para avançar com um pedido de investigação por homicídio. “O Antonino foi atingido de muito perto e a bala perfurou-lhe o crânio”, disse.

SMS

O ‘CM’ teve acesso a um documento policial em que é transcrito um SMS anónimo, escrito em crioulo, que apela à violência nos bairros como vingança pela morte de jovens às mãos da PSP. A denúncia do teor do SMS foi feita na PSP do Laranjeiro, Almada.

TRADUÇÃO

“A polícia levou-nos o Toninho, o Patinhas, o Seedorf da Bela Vista, o B.A da Outurela, o Angoi, Celé da Buraca, o Teti da Damaia, o Corvo da Pontinha. Temos de tomar medidas para que eles não levem mais nenhum [ninguém] da nossa tropa, unimo-nos, façamos algo para que eles no céu vejam que estamos na terra a lutar por eles, para todos na zona, apelo para que se incendeie carros e caixotes de lixos, façam um [palavra imperceptível - precoex] àqueles que não nos querem vivos! Palo, Teti, Kali, Sabana, Gi, Pala, MC Lue, K.M Kid da Cova da Moura! Passa a mensagem a todos os tropas da tua zona e faz com que a mensagem rode em todos os guetos!”

CRIME BAIXA DESDE INÍCIO DOS MOTINS

Não há números consolidados, mas todasL as divisões afectas ao Comando da PSP de Setúbal assumiram nos últimos dias ao CM que o registo de ocorrências baixou desde o início dos confrontos na Bela Vista, no dia 7 de Maio. “Até o tempo que demoramos a elaborar o expediente é menor desde quinta-feira”, confessou ao CM um elemento da secção de operações de uma divisão policial da Margem Sul do Tejo.

“Continuamos a receber o volume normal de queixas por pequenos furtos e outras situações menores. Mas não temos registado casos de crime violento, como assaltos à mão armada a estabelecimentos e carjacking”, garantiu ao CM fonte da PSP de Setúbal. “Parece que andam ocupados com outras coisas”, acrescenta, em jeito de desabafo.

Ao mesmo tempo, as sucessivas detenções – ‘Kinito’, ‘Titi’ e ‘Calhotas’ – e as mortes – ‘Seedorf’ e ‘Toninho’ – de elementos ligados ao gang do ATM levam as autoridades a acreditar que “o grupo perdeu capacidade operacional e de organização”. Veja-se por exemplo o sucedido no sábado no Intermarché do Carregado, quando cinco elementos do gang da Bela Vista foram detidos em flagrante.

A redução dos assaltos está até a ser notada por comerciantes e taxistas de Setúbal. Questionado pelo CM, Rui Brás, motorista de praça, ficou surpreendido com a pergunta, mas rapidamente concluiu: “De facto, e ao contrário do que é normal, esta semana não ouvi falar de assaltos.”

‘AZULÃO’ FOI VISTO A ENTRAR EM CASA COM VÁRIOS COCKTAILS MOLOTOV

‘Azulão’, alcunha do jovem de 19 anos detido por suspeita de liderar os motins na Bela Vista, foi preso graças à denúncia de uma testemunha, que o viu a entrar em casa com vários cocktails molotov. Já referenciado por carjackings e assaltos à mão armada, o jovem foi de pronto detido.

Terá sido mesmo coincidência a prisão ter sido feita horas depois de o jovem ter sido entrevistado pela SIC. Em casa, além de um cocktail molotov o detido tinha documentos de vítimas de carjacking e gazuas. Mas nem perante a nova Lei das Armas, que dá preventiva à posse de cocktails molotov, a juíza que o interrogou deliberou pela sua detenção, atribuindo-lhe apresentações periódicas.

A TEORIA DO COITADINHO FEZ CAMINHO.VÊM DE MANSINHO MAS EM NÚMERO MOSTRAM O QUE SÃO.E AINDA É CEDO...
POR MIM OU MODIFICAM AS LEIS TRAIDORAS AO VERDADEIRO POVO PORTUGUÊS OU ACABARÃO POR VER DESTRUIDOS OS VOSSSOS IMPÉRIOS...
E ATENÇÃO ESQUERDISTAS DA JUSTIÇA NÃO SE ESQUEÇAM DE QUE TODAS AS VOSSA ACÇÕES FICAM ARQUIVADAS.MAIS TRAIÇÕES NÃO... OU A LEI NÃO É IGUAL PARA TODOS?
O ESTADO PRECISA DUMA "LIMPEZA GERAL" COM AFASTAMENTO DOS TRAIDORES E INFIÉIS AO POVO PORTUGUÊS QUE LHES PAGA.SE QUEREM FAZER INTERNACIONALISMO QUE VÃO PARA OUTRAS PARAGENS.MAS NÓS SABEMOS QUE ATÉ OS ANTIGOS TRAIDORES E ATÉ GUERRILHEIROS SE ACOITARAM NO RECTÃNGULO E POR SUA CONTA TAMANHA É A QUANTIDADE DE INTERNACIONALISTAS QUE DELE SE SERVEM...

No comments: