Thursday, March 26, 2009

O QUATRO EM UM "OFERTA" AOS INDÍGENAS


23 Março 2009 - 00h30

Coimbra: Médicos dos HUC já recorreram a esta medida extrema
Doentes obrigados a aceitar tratamento
Os doentes com tuberculose que recusem o tratamento são considerados um perigo para a sociedade e podem ser internados compulsivamente por decisão de um juiz. Segundo a pneumologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Celeste Alcobia, há vários casos em que se vê obrigada a solicitar a intervenção do Ministério Público para desencadear um processo, que culmina com o internamento forçado do doente.


"O País fornece--lhes medicamentos gratuitamente, por isso não têm o direito de andar por aí a contagiar os outros", sublinha a clínica, ao lembrar que para contrair a doença "basta respirar o mesmo ar", seja no autocarro ou num café fechado.

Celeste Alcobia e Isabel Ribeiro, pneumologistas dos HUC, prometem ‘não dar tréguas’ a quem sofra da doença. "Têm que se curar", acentua Celeste Alcobia, ao lembrar os casos mais recentes que seguiu: uma prostituta, um imigrante e um sem-abrigo. Em todos eles "havia um grande risco da tuberculose passar a multirresistente", o que dificulta a cura, pois o bacilo é mais resistente, a "quase todos os tipos de fármacos", explica Isabel Ribeiro. Nesses casos torna-se necessário recorrer a fármacos "de segunda linha, com efeitos secundários graves", afirma.

Em 2008 foram identificados 74 casos de tuberculose multirresistente em Portugal, 66 por cento dos quais em Lisboa e Vale do Tejo, enquanto na Região Centro há apenas cinco. Os principais grupos de risco são toxicodependentes, sem-abrigo e doentes com sida.

A tuberculose multirresistente "reflecte um pouco a falha da terapêutica", acrescenta Celeste Alcobia. Falha que se pode ficar a dever a vários factores, desde a falta de adesão ao tratamento por parte do doente, até regimes terapêuticos mal elaborados, ou má selecção dos medicamentos.

A ESQUERDA ANTI-COLONIALISTA, AGORA COLONIZADORA DO RECTÂNGULO, OFERECE AOS POUCOS CONTRIBUINTES:
POBREZA, SIDA, TUBERCULOSE E INSEGURNÇA.É A NOSSA RIQUEZA...
E NEM REFILEM PORQUE SENÃO SERÃO RACISTAS...

No comments: