Wednesday, January 16, 2008

9 anos a perder poder de compra mas a procissão ainda vai no adro...

Críticas aumentam de tom

Os cidadãos portugueses estão há nove anos a perder poder de compra. O diagnóstico é de Luís Filipe Menezes, presidente do maior partido da oposição, numa reacção à notícia de que a taxa de inflação média se situou em 2,5 por cento em 2007.
Luís Filipe Menezes salientou que, para além de “nove anos de perda de poder de compra”, Portugal está agora “há 11 anos em divergência com a União Europeia” em termos de crescimento económico. No final das jornadas parlamentares do PSD, que decorreram nos dois últimos dias em Vilamoura, no Algarve, o presidente social-democrata centrou ainda as suas atenções sobre o desemprego, dizendo que “dispara para valores ímpares, infelizmente pela negativa” e lembrou declarações do primeiro-ministro sobre esta matéria. Luís Filipe Menezes recordou, inclusive, que José Sócrates criticou o anterior Governo PSD/CDS-PP por uma taxa de desemprego de 6,9 por cento considerando que “traduzia a total falência da política económica do Governo”, mas agora enfrenta uma taxa de desemprego de 8,2 por cento.
A taxa de inflação média situou-se em 2,5 por cento em 2007, acima da previsão de 2,3 por cento do Governo para o conjunto do ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados ontem

No comments: