Monday, April 16, 2007

SERÁ DIFÍCIL CONTINUAR NESTE RITMO?

Uma lancha voadora ‘fantasma’ foi interceptada às 05h00 da madrugada de ontem, frente à praia da Falésia, a Sul de Albufeira, pela Marinha de Guerra e Polícia Marítima (PM) de Portimão, que identificou os dois tripulantes galegos que se encontravam a bordo.

Detectada pela fragata Vasco da Gama, quando se encontrava a 30 milhas ao largo de Armação de Pêra e seguindo uma rota em direcção a terra, a embarcação suspeita acabou por não conseguir escapar ao cerco que lhe foi montado pelas autoridades marítimas: depois de quatro horas de buscas, foi localizada. Chegou a tentar a fuga mas, perseguida ao longo de 10 milhas, acabou por ser interceptada pelos navios-patrulha Dragão e Cassiopeia, da Marinha, com o apoio da lancha Macaréu, da PM de Portimão.

CAMUFLAGEM

Com nove metros de comprimento, equipada com dois motores fora de bordo de 250 cavalos cada, pintada de preto e sem luzes, a voadora ainda tentou fazer uso da sua camuflagem – o revestimento e pintura impedem a captação de sinais electromagnéticos, razão pela qual é apelidada de ‘fantasma’ – mas sem resultado. Pouco antes da intercepção, numa última tentativa de passar despercebida, ter-se-á imobilizado e quase foi abalroada por uma das embarcações da Marinha.

Conduzida ao Ponto de Apoio Naval de Portimão, a lancha foi apreendida, tendo os dois tripulantes – um de cerca de 40 anos e outro de 30, ambos galegos – sido identificados e submetidos a interrogatório.

Segundo o CM apurou, os dois homens deram como justificação para a sua presença em águas algarvias o facto de “estarem à procura de uns amigos que se tinham perdido no mar”.

Proveniente da Galiza, há suspeitas de que a lancha, pelas suas características, seja utilizada para o transporte de cocaína, por parte de redes de tráfico de drogas duras daquela região espanhola

O GOVERNO EM VEZ DE CRIAR COISAS PARA AS QUAIS DEPOIS NÃO TEM DINHEIRO DEVE ANTES PREVILIGIAR E POTENCIAR O QUE TEM.AS FORÇAS ARMADAS DEVEM PARTICIPAR MAIS,COORDENANDO COM AS AUTORIDADES ESPECÍFICAS NA MATÉRIA, NA DEFESA DA NOSSA FRONTEIRA, MESMO QUE SEJA NECESSÁRIO ALTERAR AS LEIS QUE AS AFASTAM DESTAS RESPONSABILIDADES.

No comments: