Saturday, May 29, 2010

RESULTADO DA COLONIZAÇÃO POR NOSSA CONTA

Professor suspenso por suspeita de assédio a aluna
por ANA BELA FERREIRAHoje


Docente foi ontem impedido de entrar na escola. Colegas acreditam que acusação de assédio é vingança dos estudantes

Um professor, com cerca de 70 anos, da Escola EB 2,3 de Fitares, Rio de Mouro, foi suspenso e impedido de entrar nas instalações. Em causa está uma acusação de assédio feita por uma aluna, segundo apurou o DN. O Ministério da Educação confirmou que o docente "foi suspenso preventivamente" pela Direcção Regional de Lisboa. E que está a decorrer um processo disciplinar, não revelando o teor da investigação.

Os colegas do professor não acreditam, no entanto, que a acusação seja verdadeira. "É uma retaliação por ele ter tido um problema com um aluno que o tentou agredir", refere um docente que preferiu o anonimato. Os colegas temem ainda o que pode acontecer a este professor devido ao estado de fragilidade emocional em que ele se encontra.

Esta não é a primeira vez que este docente tem problemas com os estudantes. Já há algum tempo, tinha sido agredido e insultado durante uma aula. "Há tempos, um aluno atirou-lhe com um telemóvel e insultou-o. Mas a escola não abriu nenhum processo", conta o professor da mesma escola. O processo seria aberto mais tarde depois de uma denúncia feita à Inspecção-Geral da Educação, acrescenta a mesma fonte. A direcção da escola recusa fazer comentários.

A denúncia contra o aluno terá sido o motivo que levou outra estudante da mesma turma a acusar o docente de assédio sexual, dizem os professores. "Isto é uma grande cabala", acrescentam.

Os docentes acusam ainda a direcção da escola de não os defender e dar sempre razão aos alunos. "O clima na escola está impossível e quem paga sempre são os professores", aponta um dos que falou ao DN. Nas críticas ao ambiente da escola, os docentes não esquecem o colega que se suicidou em Fevereiro (ver caixa).

Se o professor vier a ser considerado culpado pode ser suspenso definitivamente, expulso ou demitido. Isto de acordo com o Estatuto da Carreira de Docente, tal como explicou ao DN o advogado Luís Filipe Carvalho.

"Segundo o Estatuto, a suspensão preventiva só pode ser aplicada aos casos mais graves, ou seja, aqueles que podem ser punidos com pena de suspensão, demissão ou expulsão", indica o advogado. Como o professor acabou por ser suspenso pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, isso indica que caso seja considerado culpado pode vir a ser demitido e expulso da escola de Fitares.

COM A COLABORAÇÃO ISCTE, SOS RACISMO, BE E OUTROS OS BONS SELVAHENS CONTINUAM AS SUAS CONQUISTAS.A RAÇA ELEITA, A NOSSA RIQUEZA SEGUNDO OS SEUS DEFENSORES,ESTÁ HABITUADA A RESULTADOS RÁPIDOS.E A QUE LHES DÊM SEMPRE RAZÃO, MESMO QUE A NÃO TENHAM.E AINDA SÃO RECOMPENSADOS POR CIMA.OS INDÍGENAS QUE PAGUEM...

No comments: