Sunday, May 9, 2010

A ÁFRICA EM PORTUGAL É OU NÃO UMA RIQUEZA?

Setúbal
Esfaqueou taxista e fugiu sem roubar
por ROBERTO DORES, SetúbalHoje


Abordou condutor para o assaltar e assustou-se quando ele se baixou para ir buscar a carteira.

Gabriel dos Santos teve a vida por um fio por ter passado ao volante do seu táxi à hora e no local errados. A noite de quinta-feira até estava calma no serviço quando pelas 22.00 alguém lhe acenou, na Rua Luciano Carvalho, paralela à Avenida Bento de Jesus Caraça, em Setúbal. O taxista parou e destrancou o carro, para deixar entrar o suposto cliente. Afinal, era um assalto e acabou esfaqueado com dois golpes no tórax, um dos quais perfurou o pulmão. Continua hospitalizado, mas está estável, enquanto o agressor se encontra a monte, depois de ter fugido sem o dinheiro.

Segundo o relato feito ao DN pelo irmão da vítima, Joaquim dos Santos, Gabriel, de 30 anos, não teve a intenção de resistir ao assalto, mas terá feito um movimento que levou o seu agressor a precipitar- -se. O assaltante entrou para o lugar do pendura logo de faca de mato em riste, exigindo todo o dinheiro, pelo que Gabriel se baixou para apanhar a carteira que estava no compartimento da porta da viatura. Gesto fatal. "Pensou que o meu irmão ia apanhar uma arma e não perdeu tempo", lamenta Joaquim, sendo que o agressor ainda golpeou a vítima na cabeça com o cabo da faca, acabando por fugir do local sem roubar o dinheiro, tendo as notas ficado espalhadas no interior da viatura.

Mesmo ferido com gravidade e a esvair-se em sangue, o taxista conduziu até ao hospital de Setúbal, onde chegou já bastante fragilizado, vindo a perder os sentidos quando entrou na unidade de saúde, apoiado pelo irmão, que estava de serviço na praça de táxis e que agora reclama "justiça", alertando que o "sofrimento" de Gabriel não pode ficar impune. "Nós estamos aqui a trabalhar sem segurança e corremos este risco a toda a hora. Já é tempo da polícia estar mais atenta à nossa protecção", diz revoltado Joaquim dos Santos.

Fonte policial revela que o caso está ser investigado, após a queixa apresentada na Esquadra da Bela Vista, havendo já uma lista de suspeitos, sem qualquer detenção. Mas o esfaqueamento de Gabriel, a que se juntam relatos de recentes assaltos feitos por um suspeito entretanto detido, levou os taxistas de Setúbal a accionarem novamente o "alerta vermelho", um pouco à escala do que já tinham feito em Fevereiro de 2008, quando, após três assaltos em três dias consecutivos, decidiram deixar de ir a alguns bairros durante a noite, sobretudo à Bela Vista.

Os profissionais reconhecem a ilegalidade da decisão, mas Augusto Dâmaso, da delegação em Setúbal da Antral (Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros), justifica que "as pessoas só têm uma vida e há algum tempo nem os bombeiros lá podiam ir apagar fogos". O dirigente acrescenta que nem todas as zonas da Bela Vista são alvo de boicote, já que os taxistas admitem ir buscar e deixar os clientes junto à esquadra do bairro.

O assalto que vitimou Gabriel dos Santos veio agudizar o clima de intranquilidade entre os taxistas de Setúbal, que ontem revelaram ao DN terem ocorrido alguns roubos nos últimos tempos, realizados por um cidadão brasileiro, que já estava referenciado pela prática dos mesmos crimes no Porto. O tema passou a ser conhecido dos vários profissionais quando um deles foi chamado para levar uma pessoa à Quinta do Conde, mas na hora de receber o dinheiro teve uma faca apontada ao pescoço tendo de libertar os 90 euros que tinha na carteira. Após apresentar queixa, o taxista soube que já havia mais denúncias sobre o mesmo modus operandi, servindo de alerta para todos os colegas. Um deles havia de se cruzar com o suspeito, vindo a denunciá-lo às autoridades que procederam à sua detenção.

E A BELA VISTA É OU NÃO UMA ZONA LIBERTADA?UMA DAS MAIS IMPORTANTES BASES DA GUERRILHA?CONTRA QUEM?IMAGINEM...

No comments: