Friday, August 13, 2010

VENCEU UMA GUERRA INFINDÁVEL E É TRATADO ASSIM.POR MEDO E INVEJA...

Sri Lanka
General Fonseka condenado a perder posto e medalhas
Hoje


Sarath Fonseka, antigo chefe do Estado-Maior do Exército e candidato derrotado da oposição às presidenciais no Sri Lanka, foi ontem considerado culpado por um tribunal marcial de interferir na política antes de deixar o exército.

"O veredicto acabou de ser lido ao general Fonseka perante o tribunal marcial", declarou uma fonte militar em Colombo à agência noticiosa francesa AFP. "O presidente, como comandante-chefe das forças armadas, tem agora de confirmar a decisão", adiantou.

Sarath Fonseka, a partir de agora despojado da sua graduação e das suas medalhas, demitiu-se do exército antes de se apresentar às presidenciais em Janeiro, para concorrer contra o presidente cessante, Mahinda Rajapakse. Vencido, foi detido a 8 de Fevereiro sob suspeitas de golpe de Estado. O seu processo no tribunal marcial foi aberto há cinco meses. Também está a ser julgado em separado por alegada corrupção em contratos.

Fonseka, de 59 anos, foi um dos principais autores da vitória militar em Maio de 2009 contra a rebelião separatista tâmil, que acabou com três década de conflito sangrento.

Mesmo detido, conquistou um lugar no Parlamento em Abril.

No comments: