Tuesday, August 17, 2010

NO SOBADO DE LISBOA

Ameaças no aeroporto e agressões no centro de atendimento. Queixam-se de falta de protecção
O inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) que estava no Aeroporto de Lisboa nem queria acreditar quando o artista angolano Yuri da Cunha e a comitiva de meia dúzia de cidadãos daquele país tentaram entrar pela fila prioritária, habitualmente destinada a tripulações e outros funcionários ou pessoas com dificuldades motoras. Barrados à saída, dos argumentos aos insultos foram dois minutos, ao ponto de o inspector do SEF se preparar para algemar o artista angolano. Cerca de seis homens que o acompanhavam fizeram frente ao funcionário e, não só evitaram a detenção, como ainda passaram na zona prioritária. Pouco passava das cinco da manhã quando o voo de Luanda chegou, mas estavam menos funcionários do SEF que a suposta comitiva de Yuri da Cunha.

Assim, ficou por investigar a possibilidade de um crime de desobediência e de resistência e coacção sobre funcionário.

Segundo fonte do SEF, como durante a noite podem estar no aeroporto da Portela, ao todo, quatro ou cinco agentes do SEF, é praticamente impossível garantir a segurança, como aconteceu neste caso.

Recentemente, três portugueses que chegaram de Inglaterra insultaram os agentes do SEF que faziam a fiscalização. Um inspector chamou dois colegas, mas não evitou que um deles fosse mordido no braço.

Regresso em beleza Não é só no aeroporto que os inspectores do SEF correm riscos de segurança. Houve problemas nos postos de atendimento a imigrantes na Reboleira, na Amadora e nas Portas de Benfica, Lisboa, e, na passada sexta-feira, uma inspectora do SEF foi mesmo agredida por um casal no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) em Lisboa.

Segundo os relatos, um casal de cabo-verdianos preparava-se para renovar o título de residência e não gostou de ser confrontado com a respectiva multa pela renovação estar fora de prazo.

Primeiro foram os insultos e quando a inspectora do SEF foi chamada, o homem manietou a funcionária enquanto a mulher a agredia. Teve de receber tratamento hospitalar, precisamente no dia em que regressou de uma baixa provocada por uma cirurgia delicada.

O casal foi detido e presente ontem a tribunal que abriu um inquérito sobre o caso. Mas, recorda um elemento do SEF, se voltar ao CNAI e pagar a multa que se recusou ao início, vê o seu título de residência renovado. Isto é, a agressão não tem qualquer consequência imediata.

Os funcionários dos centros de atendimento queixam-se ainda de que são desaconselhados ou mesmo obrigados a não usar símbolos policiais visíveis e a guardar as suas pistolas de serviço, tudo para não ferir a susceptibilidade dos imigrantes.

VIOLÊNCIA SÓ CONTRA OS CONTRIBUINTES QUE TÊM QUE SER ESPOLIADOS PARA ALIMENTAR O BEM BOM DO SOBADO.
QUANTO AO SEF O ANTÓNIO COSTA NÃO TINHA PREVISTO SER OBRIGATÓRIO O "KIT DA MARGARINA"?PARA QUANDO UM PRETO SE QUISER SERVIR NÃO TEREM TANTA DOR...
A TRAIÇÃO TORNOU PORTUGAL INGOVERNÁVEL PORQUE ATÉ A MÁQUINA ESTATAL FOI INFILTRADA DE TAL MANEIRA QUE CADA UM FAZ O QUE LHE DÁ MAIS "GASOSA"...E FICA MAIS CARO PARA O "CONTRIBUINTE" QUE COMO SE SABE É COISA RESERVADA A BRANCO...

No comments: