Utente da saúde custa mais 37% a Sul do que a Norte
00h30m
Inês Schreck
O Ministério da Saúde vai gastar, este ano, 735 euros com cada habitante do Norte e 1169 euros com os de Lisboa e Vale do Tejo. Ou seja, uma diferença de 434 euros per capita por região, que corresponde a menos 557 milhões de euros para o Norte.
Confrontado pelo JN sobre os valores, o Ministério da Saúde limitou-se a responder que "a análise de qualquer eventual cálculo de financiamento per capita não pode deixar de ponderar as efectivas necessidades de saúde das populações".
Os números são públicos, constam da Lei do Orçamento de Estado de 2010 e do despacho do secretário de Estado da Saúde de 10 de Fevereiro que define a contratualização com os hospitais de gestão empresarial (EPE). Basta fazer as contas para perceber que a região de Lisboa e Vale do Tejo sai sempre a ganhar, embora o Norte tenha mais 32% de população e, nos últimos anos, os principais hospitais tenham registado melhor produtividade.
Somando as dotações directas do Orçamento de Estado, a contratualização com os hospitais EPE e com os hospitais SPA/PPP, a verba atribuída aos centros de histocompatibilidade do Norte e do Sul e os gastos com ADSE e outros subsistemas, a região de Lisboa e Vale do Tejo (com 2,8 milhões de habitantes) recebe 3,3 mil milhões de euros, enquanto a região Norte (com 3,7 milhões de habitantes) recebe 2,7 mil milhões de euros. Ou seja, no capítulo da saúde, o Governo investe mais 557 milhões de euros em Lisboa e Vale do Tejo do que no Norte.
As maiores disparidades estão no financiamento dos hospitais SPA/PPP (Serviço Público Administrativo/Parcerias Público Privadas). Os de Lisboa e Vale do Tejo recebem mais 186%.
A verba contratualizada com os hospitais EPE de Lisboa e Vale do Tejo (1,4 mil milhões de euros) é 19% superior à das instituições com o mesmo modelo de gestão do Norte (1,2 mil milhões). Para os EPE da região Centro foram contratualizados 694 milhões de euros, para os do Algarve 167 milhões de euros e para os do Alentejo 83 milhões de euros.
Mais caros e menos produtivos
Se compararmos os três principais hospitais sob a alçada da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar de Lisboa Central) com os três principais da Administração Regional de Saúde do Norte (Hospital de S. João, Centro Hospitalar de Gaia-Espinho e Centro Hospitalar do Porto) encontramos também muitas divergências.
Em 2008 (os relatórios e contas de 2009 ainda não estão disponíveis), aqueles hospitais de Lisboa tinham mais camas (39%), mais profissionais (33%), recebiam mais verba do SNS (25%), tinham mais custos (39%), mas produziam menos do que os do Porto, realizando menos 24% de cirurgias.
O MISSIONARISMO MODERNO DO FUTURO HOMEM NOVO E MULATO ESTÁ BEM IMPLANTADO NA REGIÃO DE LISBOA.A PÁTRIA É ONDE ELES SE SENTEM BEM.COMEÇA PELA SIMPLES MATRICULA NUMA CRIANÇA NUMA ESCOLA APARECIDA DO NADA E SEM PERGUNTAS PORQUE AS ESCOLAS NÃO SÃO SEF.MAS DESDE LOGO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS PORQUE A COR É ATESTADO DE POBREZA.AO FIM DE 5 ANOS DOS QUAIS 3 PODEM SER EM PRISÃO AÍ ESTÁ MAIS UM PORTUGUÊS DE GEMA COMO DE FOSSE DO MINHO.COM DIREITO A LEGALIZAR AO MANDAR VIR O RESTO DA PROLE.COM O SAGRADO DIREITO ÁS REGALIAS CONSTITUCIONAIS COMO CASA, CAMA E ROUPA LAVADA.ADICIONALMENTE TEMOS OS ACORDOS DE TRATAMENTO DOS PALOPS QUE AO NÃO PAGAREM OS DITOS ACABAM POR VER , COM DESGOSTO, OS SEUS CIDADÃOS NACIONALIZADOS PARA MELHOR SEREM TRATADOS Á CONTA DO CONTRIBUINTE INDÍGENA.TUDO SEM CONTABILIDADE E SEM NºS CONHECIDOS PARA EVITAR ALARMES.AO ESTILO DAS ESTATÍSTICAS DOS CRIMES.O QUE DESAPARECE NÃO SE VÊ...
REFILEM É COM OS VOSSOS "ELEITOS-INTERPRETADORES" QUE APROVARAM A LEI DA NACIONALIDADE E OUTRAS MERDAS QUE VOS AFUNDAM E VÃO CONTINUAR A AFUNDAR POIS QUE NEM COM O PAGAMENTO DE PORTAGENS SE VÃO SAFAR DE MAIS E MAIS IMPOSTOS.A ÁFRICA ESTÁ CHEIA DE POBREZA E AGORA ATÉ OS PANELEITROS SE PODEM CASAR...
ESTÃO A VER COMO O MODERNO IMPÉRIO É QUE É BOM?O MAU ACUMULAVA OURO NO BANCO DE PORTUGAL.ESTE AGORA ACUMULA PRETO EM BAIRRO SOCIAL...O QUE ALIÁS ANIMA MUITA GENTE...
No comments:
Post a Comment