Sunday, September 2, 2007

PORTUGAL O EL DOURADO DA IMIGRAÇÃO.TEM OURO MUITO FÁCIL DE ROUBAR E UM MUITO FRACO CONTROLO POLICIAL.VINDE A NÓS QUE ISTO É O VOSSO REINO

Uma ourivesaria situada no centro histórico de Abrantes foi assaltada por quatro indivíduos, ontem de manhã. Os assaltantes, que actuaram de cara descoberta e desarmados, amarraram e trancaram a proprietária num anexo.


O assalto ocorreu pouco passava das 09H00, quando a dona do estabelecimento – depois de ter desligado o alarme – estava a tirar as peças mais valiosas do cofre. A mulher, de cerca de 50 anos, foi surpreendida e imobilizada pelos quatro homens, que se suspeita serem de nacionalidade estrangeira. Os ladrões amarraram-lhe as mãos atrás das costas, taparam-lhe a boca com fita adesiva e trancaram-na num anexo.

Os meliantes “limparam” a loja, levando vários milhares de euros em artigos em ouro e algum dinheiro que estava na caixa. O grupo fugiu depois a pé até uma viatura que estava estacionada a 100 metros do local. Um transeunte apercebeu-se do assalto e ainda perseguiu os ladrões, mas não conseguiu evitar que escapassem.

A proprietária, que com o marido possui outra ourivesaria na cidade, foi encontrada e libertada pouco depois. Não sofreu quaisquer ferimentos, mas ficou psicologicamente afectada com o sucedido.

Ao que tudo indica, este foi um assalto planeado com alguma antecedência. Segundo algumas testemunhas, os indivíduos já tinham sido vistos no local e na véspera do roubo tinham mesmo comprado um fio em ouro de baixo valor na ourivesaria.

“Um assalto destes não se faz com desconhecimento, deve ter havido uma averiguação, um estudo do sítio”, disse ao CM um elemento da PSP de Santarém, que tomou conta da ocorrência. A mesma fonte disse também que os assaltantes não recorreram a qualquer arma para perpetrar o assalto e que o valor do roubo ainda não está apurado.

“Quem fez isto tinha estudado bem o sítio, sabia que ao sábado há menos gente por aqui e que ninguém os ia incomodar”, disse um residente. “Eles fizeram tudo nas calmas e só quando os viram sair de saco às costas é que desconfiaram”, acrescentou. Para este morador, o facto de ser hora de “abertura de lojas” e de o trânsito a automóveis ser interdito no local não foi suficiente para intimidar os larápios. “Eles tinham rondado isto e sabiam que não havia policiamento”, afirmou.

A ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária que está a investigar o caso.

No comments: