Corrupção aumentou em Portugal
País em 28º lugar num ranking de 180 nações analisadas
A corrupção entre funcionários públicos e políticos em Portugal aumentou no último ano, colocando o país em 28º lugar num ranking
de 180 nações analisadas no relatório de 2007 da organização não-governamental Transparency Internacional divulgado hoje.
Portugal desceu dois lugares em relação ao relatório do ano passado, passando de 26º para 28º lugar, de acordo com o Índice de Percepção de Corrupção (IPC) da Transparency Internacional (TI), que classifica os países segundo o eventual grau de corrupção no sector público, tendo por base informações recolhidas e tratadas nos dois últimos anos por diversas instituições independentes.
Apesar da TI alertar para o facto de a descida no ranking poder não significar um eventual aumento de corrupção, até porque este ano o estudo avaliou mais 17 países do que no ano passado, a verdade é que a classificação atribuída a Portugal também baixou.
Numa pontuação de zero (altamente corrupto) a dez, Portugal passou de 6,6 para 6,5, de acordo com as "informações obtidas em sondagens a especialistas e empresas realizadas por 12 instituições independentes e creditadas", refere o documento disponível desde hoje na Internet.
SEMPRE AO CONTRÁRIO... E NÃO É CURIOSO QUE ESTAMOS A PIORAR? MAS CALMA ESTAMOS AO LADO DA ITÁLIA E DA GRÉCIA...
No comments:
Post a Comment