Tuesday, September 18, 2007

E OS NOSSOS POLÍTICOS NÃO EMIGRAM?

Emigração: Espanha foi o país mais procurado por portugueses

A Espanha é o país da OCDE mais procurado pelos emigrantes portugueses que, em apenas um ano, entre 2004 e 2005, aumentaram em 50% as suas entradas naquele país, segundo um estudo anual sobre migrações.

De acordo com o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), hoje apresentado em Lisboa, oito mil portugueses foram trabalhar para Espanha em 2004, número que aumentou para 12 mil no ano seguinte.

Espanha é um país que começou a ser descoberto pelos emigrantes portugueses há poucos anos e regista uma procura crescente de ano para ano.

Em 2000 foram para Espanha três mil portugueses, número que aumentou quatro vezes em cinco anos.

O Luxemburgo é outro dos países da OCDE que recebe mais portugueses, que representam quase metade de todos os que ali procuram trabalho.

A educação dos filhos dos imigrantes continua a ser uma preocupação das autoridades luxemburguesas, uma vez que mais de um terço dos alunos são estrangeiros, sendo promovido nas escolas o ensino das três línguas oficiais do país (luxemburguês, alemão e francês) e da língua materna.

Entre os alunos estrangeiros, 50% são portugueses, refere o relatório da OCDE.

A França continua a ser o país que acolhe mais portugueses (553 mil), apesar de os dados da OCDE serem relativos a 1999.

Segue-se a Suíça, onde em 2005 residiam 167 mil portugueses, a Alemanha (115 mil), o Reino Unido (85 mil), Luxemburgo (67 mil), Espanha (59 mil), Bélgica (28 mil) e Holanda (12 mil).

Em 2005, 8.888 portugueses adquiriram a nacionalidade francesa, 1.687 a canadiana, 1.505 a suíça e 478 a espanhola.

Diário Digital / Lusa

EU ACHO QUE FACE À CRISE DEVERIA SER OBRIGATÓRIO PARA OS POLÍTICOS EM INICIO DE CARREIRA, EM ESPECIAL PARA OS JOTAS, COMEÇAREM UM ESTÁGIO NO IRAQUE , SEGUIDO DUM MAIS CURTO NO AFEGANISTÃO.DEPOIS COMO SÃO MUITO AMIGOS DE ÁFRICA SEGUI-SE-IA O ESTÁGIO NO DARFUR, SOMÁLIA E CONGO.
DEPOIS DESTES ESTÁGIOS TERIAM QUE CONTINUAR A SUA APRENDIZAGEM NO KOSOVO, BÓSNIA E FINALMENTE NO PAÍS BASCO.AQUI SERIAM DE MUITA UTILIDADE POIS QUE SÃO RECONHECIDAS AS QUALIDADES DE GRANDE DIÁLOGO E MUITA LATA QUE A CLASSE TEM DEMONSTRADO AO LONGO DO TEMPO.DIÁLOGO E MAIS DIÁLOGO É O QUE NÃO LHES FALTA.OS ESPANHÓIS FICARIAM ESPANTADOS COM A SUA EFICIÊNCIA.
NÃO PODENDO SER ESQUECIDO O FERVOR TROPICAL VIGENTE, NADA MELHOR DO QUE TEREM DE ESTAGIAR NAS FAVELAS DO RIO, NOS BAIRROS VENEZUELANOS OU NAS MATAS COLOMBIANAS.
QUANDO FINALMENTE REGRESSASSEM A CASA PARA SE PODEREM CANDIDATAR AO SERVIÇO PÚBLICO TERIAM JÁ UM CURRÍCULO A APRESENTAR COM PROVAS DADAS.
FICARIAM, NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, ESPANTADOS COM AS TOLICES DOS SEUS ANTECESSORES...

No comments: