Saturday, September 15, 2007

UNIÃO NACIONAL DE ESQUERDA

Vila Real de Santo António envia doentes para tratamento em Cuba


PEDRO CORREIA Dez residentes no concelho de Vila Real de Santo António regressaram ontem de Havana, onde foram submetidos a tratamento médico a expensas do Estado cubano. Estes cuidados médicos resultam de um acordo entre o Executivo comunista da ilha de Fidel Castro e aquela câmara algarvia, com maioria social-democrata. Um acordo inédito que o presidente do município, Luís Gomes, destaca em declarações ao DN.

"Não confundimos a solidariedade internacional com questões ideológicas. Temos todo o gosto em colaborar com Cuba, sem complexos de qualquer espécie", afirmou o autarca, que iniciou o mandato há dois anos. Em 2006, Luís Gomes celebrou um acordo de geminação com os responsáveis municipais de Playa - cidade-satélite de Havana. Ao abrigo deste acordo, que tornou Vila Real de Santo António e Playa povoações "irmãs", o município algarvio transfere todos os anos, até 2009, uma verba de 50 mil euros destinada à recuperação de equipamentos sociais nas áreas da saúde, educação, cultura e desporto. Em contrapartida, as autoridades sanitárias cubanas prestam assistência aos habitantes de Vila Real de Santo António.

"Fizemos uma triagem no concelho e detectámos sobretudo carências no campo oftalmológico, com pelo menos 150 pessoas em lista de espera para intervenções cirúrgicas. Algumas dessas pessoas aguardavam operação há seis ou sete anos, sem que o Serviço Nacional de Saúde lhes desse resposta e sem terem meios para se tratarem em clínicas privadas", afirmou Luís Gomes.

O autarca acompanhou este primeiro grupo de dez doentes que foi tratado a perturbações oftalmológicas em Cuba e desdobra-se em elogios ao panorama hospitalar na ilha comunista. "Estiveram num hotel transformado em hospital, com todas as condições. Tomaram os nossos hospitais terem esta qualidade", sublinhou Luís Gomes, enaltecendo os "grandes especialistas" da medicina cubana. Nove dos dez algarvios estão em recuperação: apenas num caso a perda de visão era irreversível.

O município continuará a enviar doentes a Cuba. No próximo dia 22 partem mais 14 pessoas também para tratamento oftalmológico. Que num futuro próximo pode estender- -se às áreas da recuperação neurofisiológica e dermatologia.

Vila Real de Santo António teve maiorias alternadas entre CDU e PS de 1976 a 2005, tendo agora o primeiro executivo social-democrata. |


ESTE PRESIDENTE DE CÂMARA JÁ TEM VÁRIAS FÉRIAS PAGAS A CUBA.SE ALGUÉM FIZESSE O LEVANTAMENTO DE TODAS AS GEMINAÇÕES QUE EXISTEM E DOS CUSTOS DAS MESMAS , EM VIAGENS, TERIA UMA ALAVANCA IMPORTANTE DA REDUÇÃO DO DÉFICE.ESTE PRESIDENTE NÃO SERÁ TAMBÉM ADEPTO DE NACIONALIZAÇÕES?

No comments: