Sunday, October 4, 2009

A CANA DE AÇUCAR PROSPERA.VENHA JÁ A MANDIOCA

Faziam aguardente ilegal e lesaram Estado em100 mil euros
por HELDER ROBALOOntem


Rede de cidadãos portugueses e cabo-verdianos operava desde 2005. A aguardente era feita num alambique ilegal na zona da Grande Lisboa e engarrafada em recipientes, nos quais eram colados selos fiscais falsos

Um grupo de indivíduos que se dedicava à produção ilegal de bebidas espirituosas lesou o Estado em mais de cem mil euros em imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA), IVA e imposto sobre o rendimento. A rede estava a ser investigada há vários meses e operava, pelo menos, desde 2005. Foi agora desmantelada pela Direcção de Serviços Antifraude da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), entidades na alçada do Ministério das Finanças.

As autoridades apreenderam perto de 3975 litros de aguardente pronta a ser comercializada, selos fiscais falsificados, vasilhame de vários tipos, embalagens, rolhas e rótulos por utilizar. Além de cerca de mil litros de calda a fermentar, que depois seria destilada, foram também apreendidos dois conjuntos de componentes de alambique, duas máquinas de triturar cana, uma grande quantidade de documentação, uma viatura ligeira de passageiros e uma arma de defesa sem documentos.

Segundo apurou o DN junto de fonte oficial do gabinete do ministro Teixeira dos Santos, "à quantidade de aguardente que foi apreendida corresponde uma prestação tributária total de 20 538,69 euros - compreendendo IABA e IVA -, estimando-se que só durante o período em que a investigação decorreu tenham sido produzidos cerca de 17 600 litros".

Face à capacidade instalada e ao regime de funcionamento observado as autoridades estimam que o prejuízo causado ao Estado seja superior a cem mil euros.

A Unidade de Investigação Criminal da Divisão Operacional do Sul do Ministério Público vai continuar a investigar, podendo ocorrer novas detenções. Segundo as Finanças, os indivíduos "que foram alvo da intervenção são de nacionalidade cabo-verdiana e portuguesa, nenhum deles tendo antecedentes criminais, mas apurou-se que se dedicavam àquela actividade, pelo menos, desde 2005".

ESTÃO A VER COMO VAMOS FICAR RICOS?O ALENTEJO PLANTADO COM CANA DE AÇUCAR E MANDIOCA...COISA QUE OS PACÓVIOS E XENÓFOBOS NUNCA SE LEMBRARAM...
OS MARROQUINOS IRÃO FICAR COM O SECTOR DO HAXIXE...
JÁ AGORA O MINISTRO DA POBREZA PODIA TER-NOS DITO QUAL A SITUAÇÃO QUANTO A SUBSÍDIOS DOS AGORA INJUSTAMENTE, DIGA-SE, PREJUDICADOS COM ESTA FUNESTA ACÇÃO DISCRIMINATÓRIA DO FISCO...

No comments: