Sunday, September 20, 2009

ISTO DEVE SER FEITO AOS POLÍTICOS.PELOS PORTUGUESES

20 Setembro 2009 - 00h30

Alenquer: Gang de leste rouba ouro, prata, duas viaturas e uma caçadeira
Empresário vinícola atacado em casa
Um gang da Europa de Leste, cujos três membros falavam entre si em espanhol, protagonizou ontem de madrugada um assalto violento à Quinta da Boavista, uma propriedade de produção vinícola em Merceana, Alenquer.


O dono da exploração, um empresário de 58 anos, uma tia idosa, de 86, e uma amiga da família, de 76, foram algemados e agredidos, tendo os ladrões fugido com ouro, prata, duas viaturas e uma caçadeira.

O isolamento da propriedade facilitou trabalho dos ladrões. Pela 01h00, um automóvel estacionou nas traseiras da Quinta da Boavista. Os três encapuzados, cada um armado de pistola, escalaram a parede traseira da moradia. Partida uma janela, estava aberto o caminho para o interior. A primeira a ser atacada foi Maria João Lima, de 86 anos. A tia de José Santos Lima estava no quarto quando foi algemada e agredida a murro. Na sala da moradia, o dono da propriedade e Isabel Infante, uma amiga da família, de 76 anos, foram as vítimas seguintes. O empresário foi agredido e algemado, enquanto a idosa foi ameaçada com uma arma de fogo. Os assaltantes amontoaram peças em ouro e prata e até uma caçadeira, roubando também um BMW, e um jipe Grand Cherokee.

As vítimas chamaram a GNR, que de imediato emitiu o alerta. Perseguidos, os assaltantes tiveram um acidente de viação já perto do Cadaval, onde foram forçados a abandonar o BMW roubado. Neste local, aguardava o grupo um quarto homem, ao volante de uma Nissan Navara, que auxiliou a fuga. A Polícia Judiciária de Lisboa investiga.

EMPREGA MUITOS UCRANIANOS

A Quinta da Boavista é conhecida na zona de Alenquer, há décadas, como local de produção de bom vinho. Propriedade da família Santos Lima, a herdade serve de residência ao actual proprietário, José Santos Lima, que dá guarida aos trabalhadores que emprega, em especial durante a época das vindimas. Ao que o CM apurou, muitas das pessoas que pedem emprego a José Santos Lima são imigrantes da Europa de Leste. "Há poucos anos que muita gente do Leste, essencialmente homens e mulheres da Ucrânia, vêm aqui procurar emprego, e trabalham ‘à jorna’, recebendo ao dia", disse ao CM um morador na zona.

PORMENORES

CAÇADEIRAS NO BMW

A GNR do Cadaval foi a primeira a encontrar o BMW roubado pelo gang, depois de os assaltantes o terem abandonado. No interior estavam duas caçadeiras, uma das quais roubada na Quinta da Boavista.

CM CONVIDADO A SAIR

O CM esteve ontem, ao final da manhã, na Quinta da Boavista, para tentar falar com José Santos Lima. Funcionários do empresário convidaram, gentilmente, a equipa de reportagem a sair.

No comments: