Thursday, September 24, 2009

DANOS COLATERAIS DO 2º MELHOR ACOLHIMENTO DA EUROPA E DA MAIS RÁPIDA NACIONALIZAÇÃO DA DIFERENÇA

24 Setembro 2009 - 00h30

Portimão: Crime acontece após governo inglês ter subido o nível de alerta
Casal inglês vive terror
Estamos felizes por estar vivos.” Com um tímido sorriso de quem está aliviado por ver mais um dia, Robert Pickles, de 74 anos, e a mulher, Frieda, de 72, descreveram assim ao CM o estado de espírito após terem vivido uma noite de terror.


O casal inglês foi agredido, sequestrado e roubado por três encapuzados, na sua casa de férias na Penina, Portimão. O crime ocorre uma semana depois de o Governo britânico ter elevado o nível de alerta relativamente a Portugal devido ao aumento da criminalidade violenta.

Frieda estava já deitada, pelas 22h30 de anteontem, quando os três assaltantes – vestidos de negro, com luvas, mas sem armas – irromperam pela janela do quarto. Momentos depois entraram na sala, onde Robert assistia na TV ao programa ‘MasterChef’. “Algemaram-me os pulsos e amarraram-me os pés. Depois levaram-me até ao quarto, onde a minha mulher também já estava algemada. Deram-me um soco na cabeça e a ela agrediram-na por diversas vezes no rosto”, contou ao CM.

Para o advogado reformado, “foram momentos assustadores, que pareceram não ter fim”. Apenas um dos assaltantes falou, com sotaque francês. Exigiu dinheiro e os cartões de crédito das vítimas, obrigando, sob violência, o casal a revelar os códigos. Roubaram ainda cerca de 1700 euros em dinheiro, várias peças de joalharia, iPods e telemóveis.

Depois de terem vasculhado todo o interior da vivenda, fugiram com o Mercedes prateado, de matrícula inglesa, propriedade do casal. Antes ameaçaram as vítimas de morte caso os cartões fossem desactivados. Pelas 02h30, o casal foi encontrado por um familiar que vive em Alvor. Frieda estava caída, semiconsciente, a tremer de frio, junto à piscina da casa, para aonde tinha conseguido fugir e gritar por socorro.

“Ninguém a ouviu, pois a casa é isolada e na mais próxima não está ninguém”, lamentou Robert, que ontem exibia os pulsos feridos e inchados das algemas. Frieda tentava descansar.

No comments: