Tuesday, May 1, 2007

DEPOIS ENVIAM A FACTURA PARA OS MESMOS DE SEMPRE...




Sérgio Lemos


Maria João Lopo de Carvalho, a escritora que é também directora da empresa ‘Know How’, recebeu ontem à noite a garantia de que a Câmara de Lisboa irá pagar as verbas que lhe são devidas, horas depois de ameaçar acabar com o ensino de Inglês em 11 agrupamentos de escolas de Lisboa, deixando cerca de quatro mil alunos do 1º ciclo sem aulas. Isto porque a Câmara de Lisboa ainda não lhe pagou “um cêntimo” pelas actividades extracurriculares.






“O pagamento do primeiro período devia ter sido feito em Fevereiro. Já lá vão três meses e ainda não recebemos nada”, disse revoltada Maria João Lopo de Carvalho. Cansada de promessas, a escritora decidiu colocar um ponto final no problema: “Se a situação não se resolver hoje [ontem] e não houver uma decisão de pagamento de 100 por cento do valor em dívida, suspendemos as actividades.” A dívida da autarquia soma já “120 mil euros” contando os dois trimestres de aulas já dados.

A escritora esteve reunida com o pelouro da Educação, liderado pelo vereador Lipari Pinto. Fonte da autarquia disse ao CM que “a contabilidade levantou problemas por existir uma incompatibilidade entre o facto de Maria João Lopo de Carvalho ser individualmente prestadora de serviços à câmara e a sua empresa prestar outros serviços”. A escritora é também assessora do gabinete de Cultura da autarquia.

A empresária “explicou na reunião as dificuldade financeiras que a ‘Know How’ atravessa” por causa da dívida. Por isso, a autarquia assumiu que “na sexta-feira, ou o mais tarde na segunda, o pagamento estará feito”. “Foi pedido um parecer ao gabinete jurídico que deverá estar pronto sexta-feira e temos a expectativa que não há nenhum problema.”

Perante tal garantia, a ‘Know How assumiu que “vai manter os serviços”. Até porque Maria João Lopo de Carvalho garantiu ao CM ter “três pareceres jurídicos que atestam não haver incompatibilidade”.

Ontem, o pelouro de Educação da reuniu com o ME e garantiu que “não haveria descontinuidade no enriquecimento curricular”, disse ao CM fonte do ministério. E comprometeu-se a tratar até amanhã dos problemas “burocráticos” que causaram atrasos a outras empresas.

PERFIL

Maria João Lopo de Carvalho nasceu em 1962. É mãe de dois adolescentes. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa, foi professora de Inglês e Português e é escritora. Em 1988 fundou a ‘Know How’, a primeira escola de Inglês para crianças em regime extracurricular. Já passou pela acção social da Câmara de Lisboa e é ainda assessora no gabinete de Cultura.


ATÉ PODE SER LEGAL MAS CARAMBA ISTO ANDA UM BOCADO GANGRENADO NÃO?

No comments: