Friday, May 18, 2007

HEPATITEC E SIDA : 82% SÃO HOMENS

Co-infecções por hepatite C e VIH/Sida: 82% são homens

A maioria dos doentes co-infectados por hepatite C e VIH/Sida, em Portugal, são do sexo masculino, segundo dados epidemiológicos e clínicos reportados ao período 2000-2006 e analisados no 2º Congresso «Pandemias na Era da Globalização» que termina no sábado, em Aveiro.
De acordo com o estudo que cobriu nove estabelecimentos hospitalares de todo o país, 82% dos co-infectados (hepatite C e VIH/Sida) são homens com uma média de idade de 38 anos.

No total, foram avaliados 1.258 doentes, sendo que a co-infecção por hepatite C e VIH/Sida em Portugal foi adquirida por 836 doentes, cerca de 79,8 % do universo em estudo.

De acordo com o Saraiva da Cunha, director do Serviço de Doenças Infecciosas nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC): «o uso de drogas intravenosas, as relações sexuais e as transfusões de sangue são as principais vias de aquisição da co-infecção, sendo os jovens adultos do sexo masculino os mais afectados».

Assim, 85,9% dos doentes (1.081) ficaram infectados através do uso de drogas intravenosas, 11,9%, através de relações sexuais (150) e 1,1% (14), por transfusão.

Participaram no estudo nove serviços de saúde, na área das Doenças Infecciosas, Medicina Interna e Gastrenterologia das zonas mais populosas de Portugal, nomeadamente os Hospitais Egas Moniz, Curry Cabral, Garcia de Orta, São João, Joaquim Urbano, Desterro, Vila Real, Universidade Coimbra e o Centro Hospitalar de Coimbra.

Percebe-se assim que, em Portugal, a hepatite C representa um problema de saúde pública, sendo que cerca de 150.000 pessoas estão infectadas com esta doença no nosso país.

E QUAIS AS POLÍTICAS PARA ACABAR COM ISTO?MAS SEM RODEIOS...

No comments: