Wednesday, May 16, 2007

ESTES CIGANOS ROMENOS O QUE SE FARTARAM DE TRABALHAR...

Carlos Santos / A-gosto.com

O grupo à saída do tribunal logo após a primeira sessão de julgamento
Os sete cidadãos romenos que, em finais de 2005, fizeram cerca de 30 assaltos à mão armada de Norte a Sul do País e assassinaram um segurança de um entreposto em Palmela e um guarda-nocturno em Arruda dos Vinhos começaram ontem a ser julgados no Tribunal de Setúbal.

O grupo estava em Portugal há apenas três meses quando encetou uma vaga de assaltos que só terminou em Janeiro do ano passado, com a sua detenção. Na altura, a Judiciária descreveu o gang como violento e levantou suspeitas de ter actuado noutros países europeus, como França e Espanha.

Aliás, foi esta capacidade de mobilização e de dispersão que dificultou as investigações. Durante três meses, o grupo dedicou-se à prática de crimes contra a propriedade, que se tornavam de extrema violência caso aparecesse alguém que lhes fizesse frente.

Os romenos começaram por deixar marcas da violência com que actuavam, em Outubro de 2005, no ‘Cash and Carry’ de Óbidos: ameaçaram, um vigilante de serviço, espancaram-no e amordaçaram-no.

Um mês depois, sempre com registo de assaltos a médias superfícies pelo meio, os romenos entraram num entreposto de automóveis, em Águas de Moura. Quando foram surpreendidos por dois seguranças, não hesitaram em abrir fogo fogo: um segurança teve morte imediata; o outro foi transportado para o hospital e sobreviveu.

Depois do crime, os assaltantes escaparam a pé e deixaram as viaturas furtadas em que tinham seguido, todas de alta cilindrada. Dias depois, marcaram presença em Arranhó, Arruda dos Vinhos. Entraram num armazém de frutas para roubar dinheiro do escritório e foram apanhados em flagrante por um guarda-nocturno. Espancaram-no até à morte com barras de ferro.

O método era idêntico em todos os crimes. Preferiam médias superfícies comerciais, onde roubavam tabaco, perfumes, electrodomésticos e todo o material que pudessem vender no mercado negro.

O ACIME NÃO OS DEVE TER ACONSELHADO BEM... NÃO LHES FEZ VER AS VANTAGENS DO SISTEMA...
MAS ESTATISTICAMENTE CONTRIBUIRAM COM X% PARA O MEU ENRIQUECIMENTO, LOGO DETECTADO NO IRS...

No comments: