Monday, May 18, 2009

PORQUE É QUE O SEF ONTEM FOI DE FIM-DE-SEMANA?

Três centenas de pessoas marcharam hoje em Lisboa
Imigrantes contra a Europa-fortaleza e o Portugal das quotas
17.05.2009 - 19h07 Sofia Branco
Esperava-se menos gente, talvez porque as atenções estavam viradas para a passagem de Nossa Senhora por Almada. Mas os imigrantes precisam de mais do que fé, dependem de papéis que levam tempo e dinheiro a conseguir. E, por isso, três centenas de pessoas juntaram-se hoje em Lisboa para protestar contra a Europa-fortaleza e contra o Portugal das quotas.

“Ninguém é ilegal!”, gritava o senhor do megafone, os outros acompanhavam. Hassim chegou há dois meses e só fala “um bocado” de português. Olof é a sua língua mãe, o Senegal a sua pátria. Não tem documentos, mas está a trabalhar nas obras. São situações deste tipo que fazem Timóteo Macedo, da associação Solidariedade Imigrante, dizer que a redução da quota nacional para imigrantes é “irrelevante”. “Quase ninguém entra no país com visto de trabalho”, sublinhou ao PÚBLICO, reconhecendo que a decisão não deixa de ser “um pequeno sinal”. Um sinal dessa Europa com “políticas cada vez mais repressivas que criminalizam a imigração”, classifica.

O protesto de ontem, convocado por três dezenas de associações, foi sempre acompanhado de perto por um significativo dispositivo policial. Com Manu Chao na banda sonora, alguns imigrantes caminhavam com cartazes pendurados ao pescoço: “Para ter trabalho preciso de ter documentos, para ter documentos preciso de ter trabalho”. Os imigrantes são “duplamente fragilizados” em tempo de crise, frisou o frei Francisco Sales, da Obra Católica para as Migrações.

Apesar de estarmos em pré-campanha eleitoral, o protesto, simultâneo em França, Espanha, Inglaterra, Hungria, Luxemburgo e Itália, não teve a participação de muitos candidatos (o PÚBLICO só viu mesmo Rui Tavares, número três da lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu).

O SEF SÓ GOSTA DE MISSÕES DIFÍCEIS.ONTEM COM TANTOS ILEGAIS Á MÃO DE SEMEAR NÃO APARECEU...
E LÁ ESTAVA O BLOCO DE ESQUERDA.OS DEFENSORES DA POLÍTICA DA TERRA QUEIMADA SABEM-NA TODA...
30 "ASSOCIAÇÕES" ACARINHADAS E ALIMENTADAS TAMBÉM PELOS NOSSOS IMPOSTOS.FAVORECIDAS POR EX-TRAIDORES E EX-GUERRILHEIROS NA SUA NOVA FASE DE LUTA: A COLONIZAÇÃO DE PORTUGAL...

No comments: