Friday, July 4, 2008

OS CUSTOS DO EX-IMPÉRIO,CÁ E LÁ

Estratégia do Estado penaliza Águas de Portugal
04.07.2008 - 07h35
Por Luís Villalobos
PÚBLICO (arquivo)

O relatório do Tribunal de Contas diz que a estratégia teve fortes impactos negativos na empresa
O grupo estatal Águas de Portugal (AdP) foi "utilizado como instrumento da política externa do Governo português" ao incentivar a empresa a expandir-se nos mercados onde se desenvolviam acções de cooperação. Uma estratégia que, segundo um relatório de auditoria divulgado ontem pelo Tribunal de Contas, teve "fortes impactos negativos" na empresa, traduzidos "num sistemático esforço de financiamento e num acumular de resultados económico-financeiros acentuadamente negativos".

O organismo presidido por Oliveira Martins sublinha que a AdP Internacional, que reúne as participadas internacionais, foi a que mais prejuízos trouxe ao grupo. Em resposta, o presidente da AdP, Pedro Serra, relembra apenas que, desde 2006, já foram efectuados diversos desinvestimentos, com destaque para a área internacional, como é caso da Prolagos, no Brasil, e da Electra, em Cabo Verde. Acções levadas a cabo porque, como confirma Pedro Serra, esta área de negócio era um "grande consumidor de recursos financeiros e humanos". Ainda assim, no final de 2007, a AdP Internacional ainda foi responsável por um prejuízo de 19,8 milhões de euros e a Prolagos teve um contributo negativo acumulado da ordem dos 100 milhões de euros até à sua venda, em 2007. A venda da participação do capital da Electra (onde estava também a EDP) ocorreu já em Maio deste ano.

Apesar de vários anos marcados por prejuízos consecutivos (39 milhões de euros entre 2000 e 2005), a Electra foi um dos pontos altos da visita do então primeiro-ministro, Durão Barroso, na visita oficial que vez a Cabo Verde em 2003. Na altura, o Governo anunciou um aumento de capital para limpar o passivo, a que se seguiria uma actualização de tarifas.

SE LISTASSEM TUDO O QUE ANDA ESCONDIDO, DESDE JUNTAS DE FREGUESIA AO 1º MINISTRO, VERIAM COMO ESTÃO A SER BEM GOVERNADOS PELOS HUMANISTAS QUE ELEGEM... VÁ LÁ TRABALHEM E POUPEM QUE A ÁFRICA E O MUNDO SÃO GRANDES... E DESDE QUE "NOS ESCOLHAM" TÊM "DIREITOS"...

No comments: