Sunday, January 10, 2016

AS ESGANIÇADAS DO PÚBLICO A DAR VOZ À ESGANIÇADA DA TRAIÇÃO.E AINDA TEM A LATA DE SE DIZER PORTUGUESA...



ISABEL LUCAS
10/01/2016 - 05:30
Margarida Paredes, investigadora social portuguesa, foi guerrilheira do MPLA na luta pela independência de Angola. Quando chegou a Brazzaville, em 1974, o homem na recepção perguntou-lhe: “Quem é você?” O homem era José Eduardo dos Santos.

“Eu fui guerrilheira e pertenço à família do MPLA.” É assim que Margarida Paredes fala de si, hoje. Mais de 40 anos depois de ter chegado a Brazzaville, com uma mochila às costas e decidida a pegar numa arma para combater ao lado do MPLA na luta pela independência de Angola. Foi em 1974. Pouco depois entrava em Luanda, já tinha vendido o bilhete de regresso para poder sobreviver. Ficou em Angola até 1981. Desde então e até 2006, quando publicou o romance O Tibete de África, silenciou esse passado. “Só se consegue recomeçar uma vida nova se uma pessoa cortar. Não falava sobre esse tempo. Nos sítios onde trabalhei não dizia que tinha sido guerrilheira. Imagine dizer isso nos anos 80, quando ainda se estão a digerir os retornados! Havia coisas que eu não falava a ninguém.”

Nessa altura ouviu chamarem-lhe pela primeira vez traidora à pátria. “Coisas de ultranacionalistas”, comenta. No final de 2015, publicou Combater duas Vezes, Mulheres na Luta Armada em Angola, a sua tese de doutoramento em Antropologia. É o resultado de um regresso onde ouviu mais de cem mulheres que como ela pegaram em armas, fizeram guerra e guerrilha, foram operacionais, primeiro na guerra nacionalista e depois na guerra civil, pelo MPLA e UNITA. A leitura que faz agora desse período, enquanto cientista social, é mais dura e crítica em relação ao poder angolano e à História que foi sendo oficialmente construída do que a da mulher que combateu convicta de estar no lado certo do conflito. “Este livro pacificou-me”, diz.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/eu-estive-la-1719431

DIZ-SE PORTUGUESA E DEVE TER DE CERTEZA SUBSÍDIO...

PS

ESTA ERICA FONTES DEVIA É ASSUMIR-SE ESPECIALISTA EM CARALHOS AFRICANOS...



REPAREM QUE QUASE TODOS OS QUE ALINHARAM PELO IN ANDAM POR CÁ TODOS.ATÉ PRETOS...E "PORTUGUESES" DE NOVO! FODA-SE...

No comments: