Wednesday, May 28, 2014

AS ASSOCIAÇÕES DE IMIGRANTES, O SOS RACISMO, OS COLECTIVOS DO DIREITO À HABITAÇÃO E À CIDADE , A CPLP E A ÁFRICA EM GERAL NÃO ESQUECENDO CLARO OS GOESES E A COMUNIDADE JUDIA APOIAM O COSTA...

António Costa: Um político habituado a ganhar
27 Maio 2014, 23:05 por David Santiago | dsantiago@negocios.pt


Será desta que António Costa avança para a liderança do PS? Ao político de 52 anos, que acumula vitórias eleitorais nos últimos anos, falta ainda tentar o "assalto" à chefia do partido, a cerca de um ano de umas eleições legislativas que poderão tornar o secretário-geral do PS no próximo primeiro-ministro.
António Costa, de origem goesa, é filho do publicitário e comunista Orlando da Costa e da jornalista Maria Antónia Palla. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, casou em 1987 com Fernanda Maria Gonçalves Tadeu com quem teve dois filhos.

Costa que cresceu num ambiente onde se respirava política disse ao Negócios, em 2009, ter "nascido de esquerda". Inscreve-se na JS no Verão Quente de 1975, logo após a crise no jornal "República" para onde fora trabalhar a mãe. Mas apesar de ainda ter exercido Direito, sempre foram as lides políticas que lhe captaram maior atenção.

Foi deputado municipal da Câmara de Lisboa nos anos 80, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República em 1991. A vitória de António Guterres, em 1995, assinalaria uma fase na vida profissional de António Costa cuja diversidade de cargos se espalhou por quase todo o tipo de funções políticas possíveis.

A voz grave, à imagem de Manuel Alegre, associada a um discurso simples e incisivo contribuíram para fazer de António Costa um temível parlamentar.

No consulado guterrista foi secretário de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares para depois assumir a pasta da Justiça. A veia parlamentar seria outra vez testada, entre 2001 e 2004, durante o Governo PSD-CDS, quando assumiu a liderança da bancada parlamentar socialista. Já no Governo de José Sócrates foi ministro de Estado e da Administração Interna.

A derrota da sua candidatura à Câmara de Loures, em 1993, fica para a história por duas razões. A história do burro e do Ferrari e por ser, até hoje, a última derrota eleitoral de António Costa.

A senda de vitórias inicia-se em 2004, quando Sousa Franco (que falece em plena campanha) e António Costa conseguem a primeira vitória socialista, em eleições de âmbito nacional, contra o PSD e o CDS juntos.

Em 2004 e 2005 regressou às lides parlamentares, desta feita em Estrasburgo, onde viria a acumular o cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu.

Já em 2007, Costa abandonou o Governo de Sócrates para concorrer às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa. Venceu, para depois renovar o mandato em 2009 e 2013.

Costa manteve sempre uma atitude cautelosa. Não avançou quando, em 2011, Seguro foi eleito. Preferiu esperar para ver. O mesmo sucederia em Janeiro de 2013 quando simulou desafiar a liderança do actual secretário-geral para depois acabar tudo em bem. E agora, será a valer?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Das castas altas da Índia
por

GENEA PORTUGAL

PAULO SPRANGER 26 maio 2007

António Luís Santos da Costa nasceu em Lisboa, São Sebastião da Pedreira a 17.7.1961. Licenciou-se em Direito pela Clássica de Lisboa e fez uma pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica. É advogado. Foi deputado, vereador na Câmara de Loures, secretário de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares, ministro da Justiça, de Estado e da Administração Interna. Concorre agora à presidência da câmara da cidade que o viu nascer. É casado e tem dois filhos.
A sua mãe, que usa o nome Maria Antónia Palla, licenciada em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, é jornalista e presidente da Caixa de Previdência dos Jornalistas. O seu pai, Orlando Costa, foi escritor, poeta e autor teatral. Nasceu em Lourenço Marques em 1929. A família materna de Orlando Costa (de apelido Fréchaut Fernandes) é de Moçambique, e dela descendem figuras de destaque como Sérgio Vieira, antigo dirigente da Frelimo que foi ministro em Moçambique.
O avô paterno de António Costa, Luís Afonso Maria da Costa, tinha origem goesa. Era descendente de importantes famílias convertidas ao catolicismo, oriundas da casta mais alta da Índia. Marada Poi, hindu que viveu em Margão no início do século XVI, pertencia a uma família brâmane da região que, em parte, estava sob o domínio colonial português. Da sua casa, provavelmente seu filho, António da Costa, nascido em Salsete, converteu-se ao cristianismo. Este casou com Leonor Coutinho, dando início a uma importante família que manteve o apelido Costa. Foi António da Costa gancar da região da Raia. Um seu trineto, que também se chamou António da Costa, nascido em meados do século XVII, casou com Perpétua Colaço, neta de Pedro Colaço, convertido ao cristianismo, gancar da comunidade de Margão, que, por sua vez, era filho de Anta Poi, membro da referida família brâmane. Do casamento deste António da Costa com Perpétua Colaço nasceu Salvador da Costa, em Rachol, que casou com Leonor de Sá, natural de Cortalim. Destes era bisneta Ana Maria Josefa da Conceição e Costa, nascida em Salsete por volta de 1740, que veio a casar com Pedro António Álvares, fidalgo da Casa Real, filho e neto dos senhores da vila de Margão.
Destes era filho, entre outros, António do Rosário Gonzaga Álvares, médico e fidalgo cavaleiro da Casa Real. O filho mais novo deste, Camilo Dionísio Álvares, também ele médico, foi procurador à Junta Geral de Goa e do seu segundo casamento teve Genoveva Emerenciana Álvares, nascida em Curtorim cerca de 1860. Esta senhora casou João José da Costa, amanuense da Conservatória de Salsete, sendo pais do atrás referido Luís Afonso Maria da Costa, que viveu em Moçambique, avô do actual candidato à presidência da edilidade de Lisboa.|

SABEM QUE MAIS?O PRETENDENTE À COROA QUE SE CUIDE...

POR MIM SÓ TENHO UM REPARO:GENUINIDADE NO FOLCLORE AFRICANO QUE MOSTRAREM NA SUA VITÓRIA NO LARGO DO RATO: MAMINHAS À MOSTRA COMO ERA NO TEMPO DOS DESCOBRIMENTOS PORRA...
O TÉCNICO DA LEI DA NACIONALIDADE E DA IMIGRAÇÃO QUE TANTO NOS ENRIQUECEU E TÃO BONS EXEMPLOS DEU AO MUNDO.O FUNDADOR DO NOVO TIPO DE IMPÉRIO DDO "BEM" PORQUE É TUDO POR CONTA DO INDIGENATO...

No comments: