Wednesday, October 17, 2012

DANOS COLATERAIS DA NOSSA COLONIZAÇÃO AFRICANA

Lisboa: taxa de pobreza subiu 80% em 20 anos
Dados na região da capital contrariam tendência nacional

Tribunal condena mulher por pedir esmola com bebé ao colo
«Alguns grupos sociais não têm direito à habitação»
A taxa de pobreza na região de Lisboa aumentou cerca de 80% em duas décadas, contrariando a tendência nacional, que entre 1993 e 2009 viu baixar o número de pobres de 22,5 por cento(%) para 17,9% do total da população.

De acordo com a Lusa, os dados são avançados no estudo «Desigualdade económica em Portugal»,realizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende fazer uma análise detalhada e rigorosa do que aconteceu à desigualdade económica em Portugal nos últimos 30 anos.

É um estudo que, não só apresenta os principais fatores de desigualdade como também os relaciona com os níveis de vida da população e da pobreza e tem também uma preocupação de comparar com o que acontece na União Europeia.

«A intensidade da pobreza reduziu-se em cerca de 44% e a severidade da pobreza assume em 2009 um valor que é menos do que metade do registado em 1993», refere o estudo, que toma como referência o ano de 2009, último ano para o qual existem estatísticas oficiais sobre a desigualdade.

O estudo refere também que há uma «acentuada dispersão» do rendimento médio das famílias entre as diferentes regiões.

Em Lisboa, a «região mais rica», o rendimento médio das famílias é cerca de 37% mais elevado do que na Madeira, a «região mais pobre».

No entanto, entre 1989 e 2009, a taxa de pobreza na região de Lisboa subiu cerca de 80%, o que poderá ser explicado pela emergência de novas formas de pobreza, particularmente associadas às grandes concentrações urbanas e ao desemprego.

O estudo destaca ainda a evolução da taxa de pobreza dos idosos em Portugal, que num período de 15 anos baixou de cerca de 40% (em 1993) para 21% (2009), o que não aconteceu com a pobreza infantil, que «permanece bastante elevada».

O coordenador do estudo disse à Lusa que foram registados «progressos muito significativos ao nível da redução da taxa de pobreza», mas realçou que o «mais importante» foi a forte diminuição da intensidade da pobreza.

«A distância que separa os nossos pobres da linha de pobreza diminuiu», disse Carlos Farinha Rodrigues, observando que a «situação de Lisboa contraria um pouco esta tendência geral».

Como explicação para a diminuição da pobreza, o economista apontou as políticas sociais.

Contudo, adiantou, «é preciso perceber que as políticas sociais não são vocacionadas para reduzir as desigualdades», mas para reduzir a pobreza e a exclusão social, sendo o seu efeito «relativamente pequeno em termos de desigualdades. Foi isso que se registou».

O economista salientou que, desde 2010, tem vindo a assistir-se, «como tentativa de resposta à crise e ao défice das contas públicas, a uma fragilização crescente das políticas sociais», que «inevitavelmente» vai ter consequências em termos «do agravamento da desigualdade e nas várias dimensões da pobreza».

«Este estudo acaba em 2009, mas se calhar acaba também no fim de um ciclo de redução, pequeno mas efetivo, das desigualdades e das várias dimensões da pobreza».

«Todos os sinais que temos apontam para que a probabilidade de haver uma inversão deste ciclo seja muito grande», disse Farinha Rodrigues, acrescentando que há um conjunto de indicadores que apontam para o eventual agravamento das desigualdades e da pobreza.

Por um lado, o «refluxo das políticas sociais», que excluem muitas pessoas do acesso às políticas sociais e diminuem os seus montantes, e, por outro, o aumento do desemprego, que acelerou fortemente a partir de 2010 e que também tem um papel efetivo no aumento da desigualdade e da pobreza, explicou.

O estudo vai ser discutido na quinta-feira no Conselho Económico e Social (CES).

OS "INTERPRETADORES" ADVOGADOS-MAÇÓNICOS, EX-DESCOLONIZADORES E AGORA COLONIZADORES QUISERAM SALVAR O PLANETA A CRÉDITO...
REPAREM QUE PRIMEIRO FORAM OS "PEDREIROS" ALGUNS DELES LÁ DAS "LOJAS" A TER A ESPERTEZA DE PAGAREM MENOS AOS SEUS EMPREGADOS INDÍGENAS IMPORTANDO A "DIFERENÇA" QUE TRABALHAVA MUITO MAIS BARATINHO.MAS EM QUE O ESTADO OU SEJA TODOS OS RESTANTES PORTUGUESES PAGAVAM OS SUBSÍDIOS PARA A CASA SOCIAL, A EDUCAÇÃO DOS FILHOS, A SAÚDE, ETC,ETC...PORQUE A COISA FOI PLANEADA PARA O "DEFINITIVO".COMO DIRIA O MAGALHÃES DAS WEB´S E DA "LOJA" OS PEDREIROS NUNCA IRIAM FICAR SEM MÃO DE OBRA TÃO DIFICILMENTE ARRANCADA DA CONCORRÊNCIA...ENQUANTO ISSO DECORRIA JÁ OS TRABALHADORES INDÍGENAS IAM SENDO DEIXADOS PARA TRÁS E EMIGRAVAM PARA A EUROPA PARA IREM MORRENDO NAS ESTRADAS ESPANHOLAS...
AGORA QUASE TODOS SEM TRABALHO PORQUE DEIXARAM DE EMPRESTAR PARA FAZER AS PIRÂMIDES DO EGIPTO ESSE TAL MILHÃO QUE SE ESTIMA QUE ANDE POR AÍ UNS LEGAIS, OUTROS ILEGAIS E MUITOS JÁ "NACIONALIZADOS",DEVEM FICAR MUITO BARATINHOS À DITA SEGURANÇA SOCIAL.MAS COM UM PROGRAMA DE PROPAGANDA E UMA MÁQUINA ESTATAL LUXUOSA(ACIDI) PARA NOS CONVENCEREM DE QUE SOMOS TODOS IGUAIS,TODOS DIFERENTES E DE QUE NÃO FOMOS CORRIDOS E CONFISCADOS LÁ DA TERRA DOS GAJOS ONDE NÃO EXISTEM RECIPROCIDADES NENHUMAS, NEM SEQUER UM SIMPLES SOS RACISMO QUE DEFENDA O "BRANCO".SIM PORQUE RACISMO É SEMPRE CONTRA O PRETO.PÁ, BRANCO SER ASSALTADO, ASSASSINADO, ENGANADO ISSO ATÉ É VIRTUDE EM ÁFRICA...
EXISTIREM ESCOLAS NA ÁREA DA CAPITAL COM CERCA DE 75% DE "DIFERENTES?TODOS ELES POBRES E POR NOSSA CONTA?PARA DEPOIS NOS DIZEREM QUE VIVEMOS ACIMA DAS NOSSAS POSSIBILIDADES?AS ESCOLAS NÃO SEREM SEF PARA QUALQUER AFRICANO VIR CÁ MATRICULAR-SE POR NOSSA CONTA E FICAR "PORTUGUÊS" AO DE FIM DE 6 ANOS?SE QUISER?COMO É QUE NÃO QUERIAM FALIR?SE AINDA POR CIMA E COM AS CORREIAS DE TRANSMISSÃO DO PCP E BE OS CAPITALISTAS MANDARAM À MERDA ESSES GAJOS QUE AFINAL NÃO SE CONSEGUEM SAFAR A SI PRÓPRIOS?MOSTREM LÁ UMA EMPRESA TIPO SOCIALISTA, FEITA POR SOCIALISTAS E APLICANDO AS LEIS SOCIALISTAS QUE DEFENDEM OS ESQUERDISTAS DA MAIORIA SOCIOLÓGICA DE ESQUERDA...UNS VERDADEIROS PROFISSIONAIS SIM, MAS DO ENTERRO DE PORTUGAL POIS QUE O QUE QUEREM É "O QUANTO PIOR, MELHOR".
PORTANTO ENQUANTO NÃO DEITAREM ABAIXO ESTE REGIME TRAIDOR DA NAÇÃO NÃO SE VÃO LEVANTAR NUNCA.PORQUE AS PORTAS ESTÃO ABERTAS E POBRES NO MUNDO SÃO ÀS PALETES.QUE AQUI TÊM O MELHOR ACOLHIMENTO TENHAM FEITO O QUE SE IMAGINAR DONDE VIERAM.QUE AQUI SÃO UNS INOCENTINHOS QUERIDOS QUE TUDO MERECEM.ATÉ ESTARMOS TODOS ESCRAVOS DELES...
ESTA É A OBRA DOS COMUNISTAS E EX-COMUNISTAS E DOS MAÇONS ALIADOS A POBRES DE ESPÍRITO OPORTUNISTAS QUE SE DIZEM DE "DIREITA", OS TAIS IDIOTAS ÚTEIS!
ENQUANTO NÃO DESCOLONIZAREM, FICAREM XENÓFOBOS E RECOLOCAREM A SITUAÇÃO ORIGINAL VÃO ESTAR FODIDOS...E MAL PAGOS!

No comments: