Wednesday, January 14, 2009

E EU A JULGAR QUE O NOBRE PODIA ASSENTAR ARRAIAS EM MASSAMÁ...

O Governo português anunciou, esta quarta-feira, o envio de uma missão humanitária ao Zimbabué para ajudar a inverter a actual precariedade do estado de saúde da população, designadamente no que respeita a problemas de nutrição, VIH/Sida e cólera, diz a Lusa.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que cita a Organização Mundial de Saúde, a cólera já vitimou mais de 2.000 pessoas no Zimbabué, estimando as autoridades que existam actualmente cerca de 40.000 infectados.

A nota do MNE acrescenta que, no âmbito da cooperação portuguesa, através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), em parceria com a Assistência Médica Internacional (AMI), seguirá para a região de Gokwe uma equipa médica da AMI, composta por um médico e dois enfermeiros, com o objectivo de implementar um projecto de intervenção de três meses.

A região de Gokwe, a 300 quilómetros a Oeste de Harare, é uma das mais isoladas e carenciadas do Zimbabué, com 540.000 habitantes.

O presidente da AMI, Fernando Nobre, partiu já esta quarta-feira para Harare «para preparar no terreno esta intervenção», aguardando agora a equipa da AMI as autorizações do Ministério da Saúde do Zimbabué.

A AMI levou a cabo no terreno em Dezembro passado uma «missão exploratória» em que identificou as principais necessidades e problemas da população de Gokwe.

O MNE sublinha que, com esta intervenção, Portugal associa-se aos esforços internacionais para responder à crise humanitária no Zimbabué e expressa o seu «empenho no regresso à normalidade naquele país».

ISTO DEVE TER UMA MISSÃO SECRETA.ESTUDAR O CASO DO SUCESSO DA MOEDA ZIMBABWEANA...
O QUE NOS FAZ FALTA É MAIS UMA COMINIDADE DE ZIMBABWEANOS... CÁ DENTRO E POR NOSSA CONTA...
SÃO LAICOS MAS MISSIONÁRIOS...

No comments: