Thursday, December 11, 2008

PORTUGAL PAÍS DE LIBERDADE

Famalicão - encapuzados e armados dispararam vários tiros de caçadeira
Terror em assalto a duas ourivesarias
Em apenas meia hora, um grupo de três a quatro indivíduos, encazupados e armados com caçadeiras de canos serrados, assaltou , de forma violenta, duas ourivesarias.


Primeiro, às 15h30, deram várias marretadas na porta da ourivesaria S. Félix, em Gondifelos, Famalicão, mas não conseguiram arrombar a estrutura metálica. Dispararam, então, três tiros contra os vidros, mas, mesmo assim, não puderam entrar na loja.

A dona, Joaquina Costa, que estava ao balcão, fugiu para uma arrecadação, onde se manteve mais de meia hora. "Eu só pensava que ia morrer e não me saía da cabeça a imagem do assalto de Maio, quando me apontaram uma caçadeira à cabeça", disse ao CM a comerciante, que ficou em estado de choque.

Os vizinhos até pensaram que ela tinha sido atingida pelos disparos, já que dez minutos depois de os assaltantes terem fugido a mulher ainda não tinha respondido.

Menos de meia hora depois e cinco quilómetros à frente, em Macieira de Rates, Barcelos, o alvo foi a ourivesaria Padrão Novais. O método foi o mesmo, só que, neste caso, as marretadas não partiram o vidro antibala, mas partiram a fechadura, o que permitiu a rápida entrada na loja.

Lá dentro, estava uma cliente, o dono, a mulher e um filho de apenas onze anos. Ao aperceberem-se do assalto, pai, mãe e filho fugiram para a cave, deixando a cliente, uma enfermeira, na loja.

Esvaziaram várias montras, que tinham ouro, pratas e relógios, mas as portas bloquearam, dificultando a fuga. Dispararam tiros, de dentro para fora, acabando por fugir.

A GNR de Barcelos, Famalicão e Póvoa avançou para o terreno, encetando uma autêntica caça ao homem.

Os larápios abandonaram o carro, um Honda Civic, em Jesufrei, Famalicão, tendo as autoridades batido terreno, com equipas cinotécnicas, mas sem sucesso.

OUTROS DADOS

FIM DO NEGÓCIO

António Novais, dono da ourivesaria Padrão Novais, jurou à mulher e ao filho de 11 anos, que apanhou um susto de morte, que vai fechar as portas e que não volta ao negócio do ouro.

DEZ TIROS

Ao todo, o grupo terá disparado mais de dez tiros. Primeiro três, contra a porta da ourivesaria S. Félix, depois "mais de meia dúzia", de dentro para fora, na ourivesaria Padrão Novais.

SEGUNDA VEZ

Estas ourivesarias já tinham sido assaltadas. A S. Félix, Gondifelos, em Maio passado, e a Padrão Novais, Macieira de Rates, no Verão de 2005. E em ambos os casos, à mão armada.

No comments: