Thursday, December 18, 2008

QUEM REFILAR PAGA A DOBRAR...

18 Dezembro 2008 - 00h30

Santarém: Professor terá chamado “preto” a um aluno
Recebeu multa sem ser ouvido
O professor de Música acusado de racismo, por alegadamente ter chamado "preto" a um aluno, foi multado pela Inspecção Geral de Educação sem ter tido possibilidade de apresentar defesa. Nove meses depois dos factos, um inspector deste organismo esteve ontem na Escola Mem Ramires, em Santarém, onde ouviu em sede de inquérito o menor de 12 anos e a sua mãe.


O professor, que esperou até ao final da tarde para ser ouvido, recebeu apenas uma notificação onde se lê: "Por ordem da alta comissária para a Integração e Diálogo Intercultural, em conjunto com o presidente da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, é instaurado um processo de contra-ordenação" no valor de um salário mínimo mensal. "Nem eu nem o meu advogado imaginávamos que isto fosse possível", disse ao CM o docente.

O professor tem agora dez dias para apresentar reclamação. "Primeiro, condenam-me num processo que eu nem sabia que existia. Depois, dão-me um prazo para me defender. Isto faz algum sentido?", questiona, garantindo que vai reclamar. "Não o fazer seria assumir a culpa de algo que não fiz", frisou.

O caso remonta a Março, quando o aluno se queixou que o professor lhe teria dirigido a expressão "entra lá, ó preto!"

Os pais do menor apresentaram queixa na escola, onde está em fase de conclusão um processo disciplinar, e no Ministério Público.

No comments: