Friday, February 15, 2008

EXPO 98 CALDEIRA VENEZUELA DROGA

Cocaína: Judiciária volta a deter João Caldeira
Roubou milhões à Expo e foi apanhado no Brasil

João Caldeira burlou em milhões, saiu da cadeia e segundo acredita a PJ dedicou-se ao tráfico de droga. Foi agora preso no Brasil a pedido de Portugal
Quando foi preso em 1998 por roubar 2,5 milhões de euros à Parque Expo, João Caldeira confessou-se “profundamente arrependido”. O juiz aplicou-lhe sete anos de cadeia, mas, em finais de 2001, já estava na rua em condicional. Passaram sete anos e o director de contabilidade da exposição mundial de Lisboa apostou na droga, conforme o CM avançou em Janeiro. Há muito que a Judiciária lhe seguia o rasto e foi agora preso no Brasil – liderava uma poderosa rede de tráfico.

O Laboratório de Polícia Científica não deixa dúvidas – as 235 caixas apreendidas no Porto de Lisboa, a bordo de um cargueiro da Venezuela e com uma solução aquosa congelada com polvo, escondiam 1390 quilos de cocaína. A investigação da PJ foi partilhada com a Polícia Nacional de Espanha e levou ainda, em 22 de Dezembro, à prisão de cinco espanhóis e dois portugueses.

A organização era financiada por importadores espanhóis com ligações em Portugal e na América do Sul – os negócios legais destas empresas serviam para dissimular a chegada de contentores com cocaína. Faltava à PJ apanhar um português de 51 anos, agora preso no Norte do País, mas sobretudo o líder da organização em Portugal, de 61 anos. Só que o último, João Caldeira, antecipou-se e fugiu para o Brasil, conforme o CM avançou na altura.

Não escapou ao mandado de captura internacional e, nos últimos dias, desceu ao inferno das piores cadeias do Mundo. É ali que vai aguardar a extradição. Antes de ser condenado por burla e desfalque de milhões nos negócios entre a cooperativa de habitação Mar da Palha, onde também era administrador, e a Parque Expo, Caldeira prometeu repor tudo o que desviara entre quatro a seis anos depois de sair da prisão.


SÓ FALTA SABER-SE QUEM ERAM OS SEUS AMIGOS POIS QUE A CHEFE DE CONTABILIDADE DUMA EXPO NÃO CHEGA QUALQUER UM.ONDE PELOS VISTOS HAVIA MUITA FACILIDADE...E SÓ UM AZAR É QUE O TRAMOU.NOUTROS E ACTUAIS BONS LUGARES TAMBÉM DEVE SER ASSIM...

No comments: