Wednesday, May 2, 2007

CADA VEZ MAIS POBRES APESAR DE TANTA IMIGRAÇÃO A ENRIQUECER-NOS

TORRES ALBERGAM 150 FAMÍLIAS

Os primeiros a chegar foram um grupo de são-tomenses. Em 1983 encontraram um local para morar, na Quinta dos Chicharros, Fogueteiro, no concelho do Seixal. Várias torres, todas com mais de cinco andares, foram deixadas a meio pelos construtores civis e estavam prontas a ser ocupadas, sem ser necessário pagar de renda. Havia só um problema: os prédios tinham apenas pilares e placa. Mas isso não afastou os novos moradores. Com o passar dos anos, amigos e compatriotas assentaram tijolos, levantaram paredes e foram criando um ambiente mais familiar para os filhos.

Hoje, passadas mais de duas décadas, cerca de 150 famílias habitam o rebaptizado bairro do Jamaica. Sem luz, água canalizada, nem tão pouco esgotos, imigrantes das ex-colónias portuguesas, ciganos e alguns (poucos) imigrantes da Europa de Leste aguardam que a Câmara do Seixal se lembre de os enquadrar no Plano Especial de Realojamento. Mas a espera é longa e dura. Praticamente todas as semanas, PSP e GNR visitam o bairro, investigando inquéritos de tráfico de droga e roubos. “Trata- -se de um bairro difícil, especialmente para as polícias”, disse ao CM fonte policial.



DESTRUIÇÃO

Um morador da Av. 1.º de Maio, testemunha dos actos de vandalismo, recordou ao ‘CM’ os “cerca de vinte minutos consecutivos de violência a que assistiu”. “Durante todo esse tempo eles apedrejaram tudo quanto viram. Foi assustador”, salientou.

No comments: