Tuesday, October 28, 2014

E O CAVACO NUNCA MAIS CONDECORA O GRANDE AFRICANIZADOR SÓCRATES EMPREGADO DO RICARDO SALGADO E DOS GRANDES PEDREIROS DO PORTUGAL MODERNO...

Sociedade Aberta24 Out 2014
Miguel Botelho Moniz
Destruição de valor
MIGUEL BOTELHO MONIZ
24 Out 2014
A PT perdeu cerca de 70% do seu valor desde o anúncio da fusão com a Oi. Esta fenomenal destruição de valor tem duas causas: uma próxima e uma remota.
A próxima foi o malfadado investimento de 900 milhões de euros em papel comercial da Rio Forte, do Grupo Espírito Santo, que se julga ter uma elevada probabilidade de não ser recuperado em mais de 10% do seu valor nominal. A remota foi a compra da participação acionista na Oi que, ela própria, também teve uma queda prodigiosa em bolsa.
O investimento no GES é um estudo de caso exemplar para entender os conflitos de interesses que surgem quando uma sociedade empresta dinheiro a um dos seus acionistas, incorrendo riscos que acabam por ser pagos pelos restantes.
A entrada na Oi está a mostrar ser um dos piores negócios de sempre feitos por uma empresa portuguesa. Com a agravante deste negócio ter sido explicitamente forçado pelo Governo português, concertado com o seu congénere brasileiro. A PT viu-se forçada a adquirir uma participação minoritária num operador em dificuldades, pagando um preço demasiado elevado e tendo de entrar num aumento de capital destinado a financiar fluxos de caixa negativos. Desde a entrada na Oi até ao anúncio da fusão, a dívida líquida da Oi duplicou, aplicada em investimentos de capital e a pagamentos de dividendos. A PT passou de empresa que gerava ‘cash' para empresa que sorvia ‘cash'.
O caminho seguido pela PT foi reduzindo o leque de opções estratégicas que esta tinha, numa demonstração clara dos perigos da intromissão política na gestão de empresas, até que a sua falta de liquidez (e dos seus acionistas) ditou a inevitabilidade da sua entrega a novos donos. Um negócio trágico, que na melhor das hipóteses foi um erro de cálculo monumental; e na pior, um conto do vigário de proporções épicas.

O SOCIALISTA INTERNACIONALISTA SÓCRATES AMANTE DE CHARUTOS SOB A CAPA DUMA ETERNA NAMORADA ENCOBRIDORA FODEU PORTUGAL MAS RECLAMAM PRÉMIO PARA O DITO COMO JÁ ACONTECEU COM O MONHÉ BABA E SE PREPARAM PARA FAZER COM O MONHÉ COSTA!
CÁ POR MIM ESTOU COM A PALLA NÃO CONFIO NESTAS HIERARQUIAS...MEIO PORTUGUESAS...

No comments: