Sunday, December 9, 2012

A VOLTAR À ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS MAS COM O INDIGENATO A PAGAR...

A Mouraria tem uma nova casa que é de todos

A Mouradia abre neste sábado as portas com uma festa de inauguração que dura dois dias. Daqui por diante quer ser a casa de todos os que vivem na Mouraria. E uma porta de entrada no bairro para os que vêm de fora

Já nas próximas semanas começam os cursos de alfabetização e de Português para estrangeiros (para servir a população imigrante, que tem um peso significativo no bairro). E um curso de Chinês para portugueses, com um professor chinês que vive na Mouraria.

Para os mais novos haverá, a partir de Janeiro, actividades de ocupação de tempos livres e apoio ao estudo. E aulas de ballet e de guitarra. E uma oficina de Natal e um workshop de ilustração para crianças, pais e avós. Mais um workshop de culinária, que também já está previsto (a programação é divulgada no site da associação). A Mouradia - Casa Comunitária da Mouraria, prometem os anfitriões, será um "ponto de encontro entre a cultura bairrista e as inúmeras expressões culturais do bairro".

E afinal aquele edifício esquisito e com mau aspecto escondido no Beco do Rosendo não era um edifício qualquer. Quando começaram as obras - naquela altura em que a outra arquitecta do Artéria, Ana Jara, olhava para a Mouraria e ainda só via um bairro "cheio de nãos" -, sabia-se que tinha sido armazém de colchões na década de 1920, ultimamente atelier de uma artista plástica. Os novos inquilinos descobriram agora que tem muito mais história: em 1860 foi sede da Associação Patriótica, também conhecida como "Clube do Borratém" ou "Beco do Rosendo", uma das primeiras associações políticas populares criadas em Portugal.

OS GAJOS QUE NOS TÊM GOVERNADO TÃO BEM PARECE QUE PREFEREM OS ESTRANGEIROS AOS NACIONAIS.PORQUE SERÁ?NÃO AFASTEM OS TRAIDORES DESTE TIPO DE AVENTURAS QUE AINDA SERÃO UM DIA VENDIDOS COMO ESCRAVOS PARA ÁFRICA...

No comments: