Tuesday, January 4, 2011

O NOBRE DIZ QUE ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA...

Se fosse Presidente da República teria permitido o corte dos salários dos funcionários públicos?

Acho que poderíamos ter um Orçamento com cortes tão significativos, mas que fossem nas verdadeiras gorduras do Estado e não atingissem uma classe média e média baixa que já vivem em dificuldades.

Mas em relação à medida concreta do corte dos salários, não a deixaria avançar?

Não. Antes de chegarmos a medidas extremas, havia muitas outras que poderiam ser tomadas e não foram. E não foram porque efectivamente elas mexem com uma rede clientelar instalada no país, nos institutos públicos, em empresas públicas municipais, centrais...

Os tão falados boys...

Gosto de falar de casos concretos. Tenho durante meses percorrido o país. Quando fui ao Cartaxo, por exemplo, visitei a rua comercial do Cartaxo, que estava completamente vazia. Um senhor do talho diz-me que só de vez em quando entra naquele talho uma senhora para comprar uma ou duas febras e pede-lhe um osso. E eu pergunto: ''Mas o osso é para o cão?'' ''Não'', diz-me ele, ''É para fazer a sopa da família, estamos a voltar ao tempo dos meus pais e dos meus avós''. E depois diz-me: ''Mas todos os dias há cinco carros que vêm de Lisboa buscar cinco assessores para ministérios''. Vêm de manhã, levam-nos para Lisboa, e voltam à tarde para os trazer. E eu pergunto-me se os senhores assessores não têm carro próprio para se deslocarem aos seus trabalhos.

Mas confirmou essa informação?

O que eu sei é que, pelo país todo, há carros do Estado a irem buscar assessores a casa. Porque se vão cinco para o Cartaxo, também vão para Vila Franca, para Santarém... Tenho um amigo que é de um partido e ele sabe quem são esses assessores. São cinco só no Cartaxo. Está confirmado. Será que o Estado precisa de ter perto de 30 mil viaturas? Será que o Estado precisa de ter perto de 11 mil institutos? Será que o Estado precisa de recorrer tanto a pareceres externos? Eu não me candidato para que tudo fique na mesma.

JÁ SÃO 2 NOBRES.O ALEIXO E AGORA O CANDIDATO...

No comments: