Há vários meses que a PSP lançou um policiamento direccionado aos principais membros de gangues residentes na Bela Vista, que se dedicam a diversos tipos de crime. A polícia criou mesmo uma espécie de centro de investigação que permite coordenar algumas informações em torno das movimentações suspeitas, o que se tem revelado decisivo a demover os delinquentes do mundo do crime.
Sobretudo depois dos incidente de Maio de 2009, quando os jovens do bairro atacaram a esquadra da polícia a tiro e lançaram vários cocktail molotov sobre os agentes, após a morte de um morador no Algarve, abatido pela GNR, quando fugia de um assalto mal sucedido.
Segundo explicou fonte policial ao DN, na prática, existe hoje uma organização que possibilita acompanhar de perto alguns jovens diferenciados - alguns já com largo cadastro que já cometeram crimes violentos - que por se sentirem sob vigilância não arriscam a cometer novos crimes, pelo menos, na cidade onde residem.
Isto porque, ainda segundo a investigação, muitos destes jovens serão os mesmos que têm feito aumentar a criminalidade nas áreas de influência da GNR, tendo grande capacidade de se movimentarem rapidamente a outras zonas do país, em carros topos de gama roubados, sendo que o Alentejo começou agora a ser uma alvo muito procurado.
Os moradores testemunham a pouco habitual calma que atravessa o bairro do Bela Vista. Carla Marie Jean, presidente do Centro Cultural Africano, sustenta que em termos de apoio aos moradores nada evoluiu, mas congratula-se, ainda assim, pelo pacifismo que tem caracterizado o bairro nos últimos meses. "Temos feito muito trabalho para manter os miúdos ocupados", assevera.
Num bairro habituado a frequentes actos de tiroteio, roubos e vandalismo, os últimos seis meses têm sido invulgarmente tranquilos, sendo que em 2010 ainda não houve registo de desacatos. Os dois últimos casos de violência remontam. A 19 de Outubro viveram-se momentos de pânico no café "Os Zés", quando seis homens entraram no estabelecimento aos tiros, tendo ferido dois clientes nas pernas, num ajuste de contas.
Na madrugada de 4 de Novembro dois carros-patrulha da PSP foram apedrejados por dois homens, que incendiaram ainda um contentor. A ideia era fazer uma manobra de diversão para atrair a polícia à Bela Vista e ficarem com mais tempo para assaltarem o café Pé da Serra, na cidade. Viriam a ser detidos em flagrante delito, tendo um dos homens sido alvejado.
EXPULSAR CRIMINOSOS É QUE NUNCA.DAR NACIONALIDADE MESMO COM 3 ANOS DE CADEIA É BONDADE.SE TODA A POPULAÇÃO FOSSE COMO ESTES IMPORTADOS PORTUGAL ERA O ZIMBABWE...
OS EUA E O CANADÁ POR UMA PALHINHA EXPULSAM PORTUGUESES.MAS OS NOSSOS POLÍTICOS TRAIDORES COMO TÊM 24 HORAS POLÍCIA Á PORTA ACHAM QUE DEVEM SUBMETER O POVO INDÍGENA AO PURGATÓRIO NATERRA, COMO MISSIONÁRIOS LAICOS QUE SÃO...COM O DINHEIRO DOS OUTROS CLARO...
No comments:
Post a Comment