Wednesday, April 21, 2010

O SOBADO FICOU MAIS POBRE












21 Abril 2010 - 00h30

Cacém: ‘Max’ foi tentar salvar Muya, que bateu com a cabeça após mergulho
Dois amigos afogados em lagoa sem protecção (COM VÍDEO)
Os gritos de Lídia Muya a caminho da escola Gama Barros, no Cacém, Sintra, quebravam ontem à tarde o silêncio e os poucos murmúrios dos colegas ainda incrédulos com a tragédia que tirou a vida a Maximiano Calenda e Manuel Muya, de 14 e 16 anos – os dois jovens morreram afogados numa lagoa artificial, sem protecção, com quatro metros de profundidade num terreno baldio junto à escola. "O que vai ser de mim sem o meu menino", gritava a mãe de Manuel, inconsolável. Desfaleceu por diversas vezes no colo de familiares.


O termómetro marcava cerca de 25 graus, cenário perfeito para Vanessa, Ruben, Ivo, ‘Max’ e Manuel se refrescarem na lagoa, após terem terminado, minutos antes, o período de aulas da manhã. Muya foi o primeiro a mergulhar, mas bateu com a cabeça. Sentiu-se em dificuldades e pediu ajuda a ‘Max’, que não hesitou em atirar-se à água para salvar o amigo. Perante os olhares de terror dos colegas, acabaram engolidos pela água. Os corpos foram recuperados por mergulhadores cerca de duas horas e meia mais tarde.

Alberto Calenda, pai de Maximiano, não se conformava com a morte do filho. 'É uma hora muito complicada para mim e mal fui informado do que se tratava. E agora já não tenho o meu filho perto de mim', disse o homem ao CM, com o rosto lavado em lágrimas.

Muya tinha acabado às 13h15 a aula de Oficina de Teatro, do 7º ano, e, já acompanhado de ‘Max’, do 8º, e outros amigos, abdicaram do almoço para se divertirem na lagoa, num terreno privado. Brincadeiras que, desta vez, foram fatais para dois amigos. Segundo os colegas, já não é a primeira vez que o grupo se dirigia ao local. O alerta acabou por ser dado por volta das 14h20 e, de imediato, bombeiros da Amadora e Cacém, bem como duas equipas de mergulhadores, foram mobilizados para o local. Pelas 16h55, e depois de uma máquina ter aberto um canal lateral para diminuir a altura da água, foi encontrado o primeiro corpo. Cinco minutos depois, apareceu o segundo.

'MORRERAM MESMO À MINHA FRENTE'

'Foi horrível ver os meus amigos morrer daquela maneira. Fiquei aflita e foi por muito pouco que não me atirei também', explicava ontem à tarde, visivelmente abalada, Vanessa, a única rapariga do grupo de amigos da escola Gama Barros, do Cacém, que queriam apenas divertir-se junto à lagoa. Dois deles morreram afogados. 'O Manuel mergulhou e bateu com a cabeça e o Max foi atrás para o salvar. Fiquei tão assustada. Vim a correr para a escola a pedir ajuda, mas já foi tarde', explicava-se a rapariga às amigas, que não paravam de chorar.

Alguns colegas da escola disseram que já não era a primeira vez que o grupo seguia para aquele local. Ao que o CM apurou, tinham lá estado no dia anterior e ontem faltaram a algumas aulas na tarde fatídica. 'Eu sei que não devíamos ter feito aquilo e agora eles morreram e já não podemos fazer nada para os podermos trazer de volta', lamentava.

Ao final do dia, os pais de Maximiano e Manuel foram chamados pela escola, mas saíram da reunião revoltados. 'Não fomos avisados das mortes pela escola, mas sim por amigos. Não podemos aceitar uma coisa destas. Ainda agora não sei de nada de especial', denunciou Alberto Calenda.

E A SERVILUSA MAIS RICA DE CERTEZA.ATÉ PORQUE VÃO SER OS SINTRENSES A PAGAR DE CERTEZA.HÁ QUE ENCONTRAR DEPRESSA UM CULPADO QUE PAGUE AS INDEMNIZAÇÕES.EU LOGO ESTRANHEI TANTA MOVIMENTAÇÃO DAS MAIS ALTAS ENTIDADES DE SINTRA E DE TANTA NOTÍCIA SEM NADA DIZER.E EIS A RAZÃO.A RAÇA ELEITA ESTAVA METIDA NO BARULHO.PODEM TER A CERTEZA ENQUANTO EMPRESTAREM NADA LHES VAI FALTAR.AOS QUE CÁ TEMOS E AOS QUE AINDA VÃO VIR.ACIMA DE TUDO DISCRIMINAÇÕES POSITIVAS QUE OS BRANCOS SÃO RICOS POR DEFINIÇÃO E SE NÃO FOREM QUE PEÇAM EMPRESTADO.TUDO PELA AFRICANIZAÇÃO, NADA CONTRA A AFRICANIZAÇÃO.
OUVIRAM ALGUÉM A CONTAR A HISTÓRIA TODA?SE SÃO "PORTUGUESES", BEM COMPORTADOS, RESPEITADORES DA PROPRIEDADE PRIVADA, ANTECEDENTES , ETC?
O QUE OUVIRAM FALAR FOI DO MALVADO PROPRIETÁRIO QUE TINHA UMA LAGOA CHEIA DE ÁGUA! E DOS PAIS JÁ A RECLAMAREM NÃO SEREM INFORMADOS PELA ESCOLA... COMO SE A ESCOLA TIVESSA ALGUMA COISA A VER COM O QUE FAZEM OS MENINOS FORA DA ESCOLA...
DAI-LHES UMA MÃO E ELES TOMARÃO O BRAÇO.DAI-LHES O BRAÇO E ELES TOMARÃO TUDO...
PORTUGUÊS A TRABALHAR EM ÁFRICA PODE SER VARRIDO A RAJADA QUE NEM UM PIO...

No comments: