Thursday, April 15, 2010

PORTANTO SEM A AJPAS E OS 2000X2000 EUROS MENSAIS A RIQUEZA NUNCA CHEGARÁ...

HIV/Sida
Seropositivos alertados para importância de tomarem medicamentos à hora certa
A sida é uma doença crónica diferente das outras. A eficácia do tratamento não comporta esquecimentos. Mas muitos doentes com HIV revelam dificuldades em cumprir a medicação. O projecto Hospital na Comunidade pretende recordá-los da importância de o fazerem.

Resultado de uma parceria entre o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e a Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável (AJPAS), o Hospital na Comunidade pretende, «através de formação e de educação», melhorar a adesão à terapêutica na infecção pelo HIV, explicou à agência Lusa Teresa Branco, do serviço de infecciologia daquela unidade de saúde.

«A necessidade de fazer a terapêutica de uma forma correcta na infecção pelo HIV é muito superior à das outras doenças crónicas», explica a médica.

A ideia do projecto é, acrescenta, «conseguir que esta mensagem seja transmitida», de «uma forma simples mas eficaz», junto das comunidades.

«Temos que ajudar os nossos doentes a fazer aquilo que não pedimos a outros doentes - que é ter uma adesão quase a cem por cento», frisa.

«Não é fácil a curto prazo, é muito difícil a médio prazo e muitíssimo mais difícil a longo prazo, que é aquilo que neste momento temos que lhes pedir», adianta.

Isto porque «os vírus estão a ganhar resistência ao medicamentos» e «se os doentes não estão bem tratados continuam a passar a infecção a outras pessoas», alerta.

«É uma medida de saúde pública», resume.

«Estamos a pedir-lhes», assume a médica, que, no contexto de uma «vida activa e ocupada», «não se esqueçam nunca, nunca, de tomar os seus medicamentos».

Realçando que vê os seus doentes como «uns heróis», Teresa Branco admite: «Eu tenho noção, em relação a mim própria, que tenho dificuldade em cumprir dez dias de antibiótico e, portanto, aquilo que lhes estou a pedir é que eles façam durante anos e anos a fio a sua medicação de uma forma extremamente correcta, ou seja, às horas a que a gente lhes pede, sem se esquecerem quando vão passar um fim de semana, sem se esquecerem quando vão ao cinema».

Para tal, acredita, é essencial «que as pessoas percebam a importância daquilo que lhes pedimos e por que lhes estamos a pedir».

E isso o Hospital na Comunidade vai fazer «quase porta a porta, dia a dia, na comunidade, na vida diária das pessoas».

Os «dois mil doentes» com HIV seguidos no Amadora-Sintra são diferentes de outros porque integram comunidades com «grandes carências», «muito excluídas, que não se chegam ao sistema de saúde», descreve.

«Sentimos necessidade de ir até à comunidade porque a comunidade não vem muitas vezes até nós, ou vem só nas situações de urgência», refere Teresa Branco.

Os doentes vão ao hospital, mas «de corrida» - à consulta buscar medicamentos e logo voltam para as suas casas.

«E às vezes temos alguma dificuldade em transmitir [a mensagem sobre a importância de cumprir a terapêutica] quando estamos nos hospitais, porque as nossas consultas têm um tempo contado quase e no fundo temos outras coisas para [lhes] falar», diz a especialista.

Acreditando que a modificação dos comportamentos se faz «por dentro», Teresa Branco diz que o «medo» da sida releva de um «grande desconhecimento ainda».

«É esse desconhecimento que queremos ultrapassar, as pessoas têm medo daquilo que não conhecem», sustenta.

O protocolo do projecto Hospital na Comunidade - financiado pela Comissão Nacional de Luta Contra a Sida - será assinado hoje, numa cerimónia no Hospital Fernando Fonseca, que conta, entre outros, com a Alta Comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, e o coordenador nacional para a Infecção HIV/Sida, Henrique Barros.

ESTARÃO JÁ NACIONALIZADOS?SÓ 2000?ENTÃO QUEM GASTA O MEIO SUBMARINO POR ANO?
Os «dois mil doentes» com HIV seguidos no Amadora-Sintra são diferentes de outros porque integram comunidades com «grandes carências», «muito excluídas, que não se chegam ao sistema de saúde»,

QUE NADA LHES FALTE.OS CAPITALISTAS AINDA EMPRESTAM.SEMPRE PODEM IR CORTANDO LÁ NO PORTUGAL PROFUNDO E IR ENTREGANDO PARTES DO PAÍS AOS ESPANHÓIS...
O QUE INTERESSA É O MEU TETRANETO RECEBER A SUA PENSÃOZINHA PAGA PELA NOSSA RIQUEZA, MAS CUIDADO EM PRESTAÇÕES SUAVES...

No comments: