Tuesday, November 10, 2009

TEMOS HOMEM.POR CÁ PRETENDEM METÊ-LOS A POLÍCIAS...

África do Sul
Disparar a matar é a nova ordem para a polícia sul-africana
por Sara Sanz Pinto, Publicado em 10 de Novembro de 2009
.O implacável chefe da polícia assumiu funções em Julho, para acabar com a escalada da violência

D.R. 1/1 + fotogalería ."Vamos jogar o jogo com as regras deles. Não há forma de ser delicado e diplomático com criminosos." A poucos meses do Mundial de 2010, esta é a postura assumida pelo novo chefe da polícia sul-africana, Bheki Cele. Num país onde, em média, 50 pessoas são assassinadas por dia e onde o próprio presidente, Jacob Zuma, admite que o crime está fora de controlo, a guerra aberta de Cele é uma missão de alto risco. "Parece que os criminosos se apropriaram do espaço. Mas eles não podem ser donos dele; o espaço tem de ser dos cidadãos deste país que respeitam a lei, e estes têm de sentir que o país lhes pertence", justifica o novo chefe da polícia.

O chefe da polícia sul-africana defende que os polícias devem disparar a matar sempre que se sentirem ameaçados. "Se um oficial corre perigo, se a sua vida ou a de outro cidadão está ameaçada, deve usar a força a matar. É o que diz a lei", argumentou. "O que digo é simples: se vos dispararem flashes, por favor, caros polícias, sorriam; mas se dispararem armas, certifiquem-se de que respondem de forma decisiva", acrescentou. Numa altura em que o país está prestes a receber milhares de turistas de todo o mundo, o controlo dos assaltos, que segundo as últimas sondagens aumentaram 41% em escritórios e 27% em casas, ganha uma nova urgência.

As declarações de Cele vêm na sequência de sete ladrões armados terem sido abatidos a tiro pela polícia no domingo. "Não haverá misericórdia para criminosos que não se importam de pôr a vida dos outros em perigo por razões egoístas. Enviámos um aviso àqueles que pensam que podem ir às compras sem dinheiro. A polícia vai andar por aí", avisou.

POR CÁ POLÍCIA QUE DÊ TIRO ARRISCA-SE A IR PRESO...E A AUMENTAR A AUTOFAGIA DA "JUSTIÇA".CLARO QUE OS POLÍCIAS APRENDEM DEPRESSA A DEIXAR ANDAR...

No comments: