Maior aprensão de heroína desde 2006
00h30m
SUSANA OTÃO
A Polícia Judiciária deteve um traficante de droga internacional que, na última semana, tentou entrar em Portugal com 22 quilos de heroína. A droga era transportada, desde a Holanda, dissimuladamente dentro de um carro.
Um Alfa Romeu preto, desportivo, passou pela fronteira de França e Espanha sem levantar qualquer suspeita. Aliás foi mesmo inspeccionado pelas autoridades duaneiras desses países, mas nada foi detectado. Só à entrada de Portugal, precisamente na fronteira de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, é que o veículo foi travado.
No seu interior e engenhosamente dissimulado por cima de um dos pneus traseiros eram transportados 22, 731 quilos de heroína. O condutor, um cidadão português de origem cabo-verdiana, foi imediatamente detido.
Esta foi, segundo a Polícia Judiciária (PJ), a maior apreensão de heroína no país, desde 2006 e a segunda, acima dos 20 quilos, no decurso do corrente ano. José Ferreira, da Unidade de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, realçou mesmo que, até ao momento, já foi apreendida em Portugal mais heroína do que em todo o ano de 2008 (67 quilos).
Aquele investigador garante que, apesar de o destino do produto estupefaciente ser o mercado interno, não é significativo de que o consumo da heroína esteja a aumentar em território nacional. "Não é possível tirar ilacções directas", disse, realçando que a investigação ainda não terminou pelo que outras detenções poderão estar na calha.
A heroína apreendida ao suspeito, de 57 anos, é de "elevadissímo" grau de pureza, segundo as autoridades, e provinha da Holanda. O indivíduo havia dissimulado o produto estupefaciente de forma engenhosa, num local de difícil detecção. Em cima do pneu, embrulhada em roupas, e vedada com uma placa de platina.
O homem, que actualmente não tem residência fixa em Portugal, já tem antecedentes criminais no país, designadamente no que concerne a tráfico de estupefacientes e posse de arma ilegal e já estava a ser investigado há alguns meses.
Entretanto, a PJ anunciou, ainda, que apreendeu, desta feita no Porto de Lisboa, 90 quilos de cocaína que se encontravam no porão de um navio cargueiro proveniente da América do Sul.
MAIS UMA FOLHA DE SERVIÇOS QUE NOS PROVA COMO A NACIONALIZAÇÃO DA DIFERENÇA É UMA RIQUEZA QUE DEVEMOS AGRADECER AO ANTÓNIO COSTA, JÁ NESTA ELEIÇÃO EM LISBOA.TEMOS QUE TRANSFORMAR A EX-CAPITAL DO IMPÉRIO NUM SOBADO!
No comments:
Post a Comment