Saturday, November 29, 2014

O COSTA FOI PARA O PS ANTES OU DEPOIS DO 25 DE NOVEMBRO DE 1975?COMO DIFERENTE OU "PRETO" COMO SE QUEIXAM OS DO ANTI-RACISMO HABITUAL AFINAL QUEM É QUE SERVE EM PRIMEIRO LUGAR?AS VUVUS DO PLANETA QUE TANTO ACARINHOU COM AS SUAS LEIS DE 2006 EM ESPECIAL A DA NACIONALIDADE OU OS BRANQUELAS QUE LHE TÊM PAGO UMA VIDA REGALADA À PALA DO "SOCIALISMO DE ROSTO HUMANO"?

ADVOGADO, TROPA E PROFESSOR "Tenacidade, capacidade de trabalho e rigor." São as três características que Vera Jardim encontra no lado profissional de António Costa. Viu, com Jorge Sampaio, o jovem licenciado tornar-se advogado. Mal saiu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Costa estagiou no escritório em que os dois socialistas eram sócios do seu "camarada-tio". Foi no final da década de 80, numa altura em que dava aulas na faculdade (Constitucional). Vera Jardim lembra que a dada altura António ainda acumulou a tropa, já que só cumpriu o serviço militar no final na licenciatura, tinha 27 anos. Depois da recruta, em Tavira, foi colocado na secção de Justiça do quartel-general da região de Lisboa, em São Sebastião. O escritório era próximo, na Duque d'Ávila, e "havia facilidade em deslocar-se", conta Vera Jardim que lamenta a saída de Costa: "Teria feito uma grande carreira de advogado."

Como estagiário era pau para toda a obra, apesar de ser o direito público que mais lhe agradava. "No estágio fazia-se de tudo, na altura o trabalho na especialidade não começava tão cedo", diz Vera Jardim que recorda o caso que "marcou mais" o agora líder do PS. Vuvu Grace, uma jovem zairense, e a sua filha Benedicte de seis anos chegam a Lisboa para visitarem o marido e pai. Ficam retidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto por falta de bilhete de regresso. A defesa de Vuvu foi assumida por Vera Jardim e António Costa, com o Ministério Público a defender o repatriamento. O PS tratou de trazer para a ribalta mediática o caso que os dois advogados ganharam.

Foi eurodeputado por uns meses, eleito em Junho de 2004, e em Março de 2005 foi chamado por Sócrates para ministro da Administração Interna. Saiu em 2007 para Lisboa, até hoje.

O PS Em 1975, com 14 anos, Babush diz aos pais que vai inscrever-se no Partido Socialista. O secretário coordenador da Juventude Socialista era Alberto Arons de Carvalho, um jornalista, tal como Maria Antónia Palla. É a mãe de António que lhe conta a novidade e Arons lembra-se de o ter acompanhado na sua entrada. "Estava lá quando ele chegou" à sede da Jota, em São Pedro de Alcântara, para se inscrever. Entrou cedo na arena política, mas isso não espantou a família.

~~~~~~~~~~~~~~

No entanto, nem sempre foi possível recuperar todas as reportagens que ficaram perdidas no tempo. O primeiro, dos dois casos em que não foi possível encontrar paradeiro, remonta ao ano de 1994. Vuvu Grace, uma mulher de origem guineense que viajou para Portugal com a filha, Benedicte, para visitar o marido, foi notícia por ter sido retida à entrada do Aeroporto de Lisboa. O acontecimento teve grande impacto mediático, uma vez que estava relacionado com a nova lei da imigração. Sofia Pinto Coelho lamenta que nunca tenham conseguido chegar à fala com Vuvu Grace. "Tentámos até à última instância, mas de facto não foi possível. Depois de batermos a 57 portas sem obter resposta temos de aceitar e deitar a toalha ao chão", refere.

PARA MIM NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE SE TRATA DE UMA 5ª COLUNA FACE À SUA ANTERIOR OBRA E INFLUÊNCIA.QUE O INDIGENATO PAGA SOB A CONSTANTE PRESSÃO DA PROPAGANDA SEMPRE COM RÉDEAS CURTAS...
UMA IMENSA SURPRESA É VER A MILITÂNCIA "PS" PREFERIR UM DIFERENTE A UM "INDÍGENA" DAS BEIRAS...
VÃO ARREPENDER-SE AMARGAMENTE...

No comments: